• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

ONU faz captação global de recursos para a eliminação da violência contra as mulheres no mundo



25.11.2016


Plataforma online https://donate.unwomen.org/16days/ foi criada pela ONU Mulheres para captar recursos a serem investidos em programas globais e fundo para o fim da violência contra as mulheres

ONU faz captação global de recursos para a eliminação da violência contra as mulheres no mundo/

Torne o mundo laranja pelo fim da violência contra as mulheres é iniciativa da ONU para mostrar o engajamento global pelo fim da violência de gênero

Em apoio à campanha global 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, as Nações Unidas estão promovendo a iniciativa “Torne o Mundo Laranja: Aumente os Investimentos para Eliminar a Violência contra Mulheres e Meninas”, para mobilizar recursos para fundos internacionais. As doações poderão ser feitas por meio da plataforma online (https://donate.unwomen.org/16days/) e serão aplicadas em dois programas emblemáticos da ONU Mulheres – Prevenção e Acesso a Serviços Essenciais e Cidades Seguras e Espaços Públicos Seguros -, e no Fundo Fiduciário da ONU para Eliminar a Violência contra as Mulheres.

Esses programas e fundo se propõem a empregar os recursos em serviços especializados de atenção a mulheres em situação de violência e a promover iniciativas de segurança às sobreviventes da violência, para que consigam reconstruir suas vidas, além de romper o ciclo perverso da violência. “Especialistas são unânimes ao afirmar que o benefício do fim da violência contra as mulheres e meninas seria muito maior do que o investimento necessário. Sabemos que mesmo os investimentos de pequena-escala que são oportunos e corretamente orientados podem trazer enormes benefícios para as mulheres e meninas e para suas comunidades. O preço de não ter uma mudança é inaceitável”, afirma a diretora executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka.

No Brasil, o período de mobilização da campanha 16 Dias se iniciou em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, e se estenderá até 10 de dezembro, Dia Internacional de Direios Humanos. Um dos pontos altos da mobilização é 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres. Desde 2008, a ONU apoia as ações por meio da campanha do Secretário-Geral da ONU “UNA-SE pelo fim da violência contra as mulheres”, para ampliar a consciência pública e criar oportunidades sobre os problemas e as soluções.

Recursos para ações concretas de eliminação da violência
– Um dos maiores desafios para prevenir e eliminar a violência contra as mulheres e meninas em todo o mundo é a falta de fontes de financiamento para as ações e iniciativas de prevenção e eliminação da violência contra as mulheres e meninas.

No marco da Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030, as Nações Unidas estão buscando recursos para financiar as metas para a eliminação da violência de gênero, estabelecidas no Objetivo 5 sobre Igualdade de Gênero para fazer mudanças significativas na vida de mulheres e meninas em todo o mundo.

Torne o mundo laranja – Durante os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, as Nações Unidas incentivam a todas as mulheres e todos os homens do mundo a se vestirem de laranja em adesão à eliminação da violência de gênero.

Em 2015, prédios emblemáticos e cartões-postais do mundo, em mais de 90 países, foram iluminados na cor laranja em manifestação ao apoio global para o direito de mulheres e meninas terem uma vida sem violência. Nas redes sociais, mais de 300 milhões de pessoas foram envolvidas na campanha.