• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

ONU Mulheres aborda igualdade de gênero nos esportes durante Congresso Olímpico Brasileiro, neste sábado (13/4), em São Paulo



12.04.2019


Parceira do Comitê Olímpico do Brasil no incremento da perspectiva de gênero dentro da instituição, a entidade das Nações Unidas quer inspirar outras organizações esportivas a também tomarem medidas para a promoção da igualdade de gênero e o empoderamento de meninas e mulheres

 

ONU Mulheres aborda igualdade de gênero nos esportes durante Congresso Olímpico Brasileiro, neste sábado (13/4), em São Paulo/uma vitoria leva a outra onu mulheres noticias

“Uma Vitória Leva à Outra” é um programa conjunto entre a ONU Mulheres e o Comitê Olímpico Internacional, em parceria com as ONGs Women Win e Empodera

A ONU Mulheres estará presente na primeira edição do Congresso Olímpico Brasileiro, que acontece no dia 13 de abril, no WTC, em São Paulo, e é organizado pelo Instituto Olímpico Brasileiro, área de Educação do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Em seu estande, além de apresentar os resultados do bem-sucedido programa de esportes voltado para meninas adolescentes, Uma Vitória Leva à Outra, a ONU Mulheres promoverá diálogos e distribuirá materiais informativos para atletas, treinadores, dirigentes, gestores e demais participantes do congresso. “Como o esporte é um produto da sociedade em que vivemos, é bastante comum que os ambientes esportivos reproduzam valores machistas e perpetuem as desigualdades de gênero. Por outro lado, se bem utilizado, o esporte é uma ferramenta poderosa para o empoderamento de meninas e mulheres e para a desconstrução dos estereótipos nocivos entre os mais diversos públicos”, afirma Carolina Ferracini, gerente do programa Uma Vitória Leva à Outra.

Visitantes do estande também serão convidados e convidadas a aderirem ao movimento global ElesPorElas (HeForShe), que pretende mobilizar homens e meninos de todo o mundo a se posicionarem e adotarem ações rumo ao alcance da igualdade de gênero nas mais diversas áreas da vida.

Para aprofundar ainda mais o debate sobre o assunto, a ONU Mulheres também firmou parceria com a Rádio Globo/CBN e promoverá uma mesa redonda durante o programa “Convocadas” para discutir as principais barreiras enfrentadas pelas meninas e mulheres no esporte e refletir sobre o papel dos homens na busca por soluções eficientes para que elas tenham os mesmos direitos e oportunidades que eles de acessar e permanecer nos esportes, e condições igualitárias para seu pleno desenvolvimento tanto no esporte educacional quanto no esporte de alto rendimento.

Além de contar com as três jornalistas que apresentam o programa – Vanessa Riche, Camila Carelli e Renata Mendonça –, a ONU Mulheres convidou para debater o tema a blogueira e palestrante sobre empoderamento feminino no esporte, Júlia Vergueiro, o integrante da comissão técnica de futebol feminino do Centro Olímpico de São Paulo, Rodrigo Coelho, e a medalhista olímpica e jogadora de futebol, Rosana Augusto.

Essa edição do programa Convocadas será gravada diretamente do Congresso Olímpico do Brasil e vai ao ar ao vivo, às 14h do dia 13/04, sábado.

 

Uma Vitória Leva à Outra – “Uma Vitória Leva à Outra” é um programa conjunto entre a ONU Mulheres e o Comitê Olímpico Internacional, em parceria com as ONGs Women Win e Empodera. Ele visa garantir que meninas e mulheres possam participar, trabalhar com, governar e desfrutar do esporte em igualdade de condições. O programa foi reconhecido como um legado dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e, em sua segunda fase, de 2018 a 2021, treina organizações esportivas a trabalhar com o empoderamento de meninas através do esporte e, assim, garantir resultados de longo prazo na quebra do ciclo da violência. Tem também como eixos de trabalho a criação de uma coalisão de organizações para o alcance da igualdade de gênero no esporte no Brasil; a promoção do tema por meio da mídia, de eventos esportivos e da parceria com atletas; além da inclusão de uma perspectiva de gênero em programas e políticas do Comitê Olímpico do Brasil e, por consequência, das demais organizações esportivas.

ElesPorElas (HeForShe) – ElesPorElas é um movimento de solidariedade pela igualdade de gênero, desenvolvido pela ONU Mulheres para envolver homens e meninos como defensores e agentes de mudança para o alcance da igualdade de gênero e a garantia dos direitos das mulheres. Eles são encorajados a usar suas vozes e a agir contra as desigualdades enfrentadas por mulheres e meninas. Trata-se da elaboração de uma visão compartilhada de avanço humano para todos – a criação de um movimento de solidariedade entre mulheres e homens para o alcance da igualdade de gênero.

Congresso Olímpico do Brasil – Com o objetivo de comunicar e compartilhar informações, conhecimentos e benchmarking, o evento visa criar uma comunidade com os principais stakeholders do esporte. Nomes internacionais e nacionais de referência no segmento vão promover um pensamento conjunto sobre como enfrentar os desafios do esporte olímpico no Brasil.

Contatos para a imprensa:
Isabel Clavelin: isabel.clavelin@unwomen.org / (61) 3038 9140 | 98175-6315
Thays Prado: thays.prado@unwomen.org / (11) 96267-4754