• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

ONU Mulheres, BM&FBovespa e parceiros tocam o sino pela igualdade de gênero no Dia Internacional da Mulher



07.03.2018


61 bolsas de valores promovem a cerimônia Ring The Bell (Toque o Sino) em apoio ao empoderamento das mulheres na economia

ONU Mulheres, BM&FBovespa e parceiros tocam o sino pela igualdade de gênero no Dia Internacional da Mulher/principios de empoderamento das mulheres planeta 50 50 noticias igualdade de genero direitosdasmulheres

Em 2017, BM&FBovespa passou a fazer a ação no Brasil para incentivar as empresas a enfrentar as desigualdades de gênero no trabalho
Foto: Pacto Global

 

As principais bolsas de valores do mundo promovem, neste Dia Internacional da Mulher (8/3), a cerimônia Ring the Bell (Toque o Sino) para aumentar a conscientização sobre negócios com foco no empoderamento econômico das mulheres e as oportunidades para o privado setor para promover a igualdade de gênero e o desenvolvimento sustentável. Neste ano, 61 bolsas de valores fazem parte da mobilização – em 2017, foram 43. Como parte dos eventos, as pessoas participantes são encorajadas a assumir compromissos para melhorar a igualdade de gênero em seus mercados, tais como a assinatura dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, a melhoria da diversidade de gênero na alta administração e nos conselhos de administração das empresas.

No Brasil, o evento acontece, às 8h30, na BM&FBovespa, com presença de Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil.” Este é um momento decisivo para tomarmos a decisões certas e que nos levarão à concretização das mudanças para garantir os direitos humanos das mulheres. Saudamos o segundo ano consecutivo do Ring the Bell no Brasil, assim como a parceria estabelecida com 158 empresas que são signatárias dos Princípios de Empoderamento das Mulheres no país”, afirma Gasman.

O ano de 2018 é importante para a área de empoderamento econômico. A ONU Mulheres acabou de assinar duas parcerias com a União Europeia na promoção do empoderamento econômico. Uma no âmbito dos países do G-7 e outra em seis países da América Latina: Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Costa Rica e Jamaica. “Com esse projeto, a ONU Mulheres espera alcançar um novo patamar no empoderamento econômico no Brasil e na América Latina. Se muitas empresas adotarem os Princípios de Empoderamento das Mulheres não só a vida de muitas mulheres no mundo do trabalho será melhor, mas muito mais empresas poderão criar serviços e produtos que apoiem uma melhor vida das mulheres”, considera.

ONU Mulheres, BM&FBovespa e parceiros tocam o sino pela igualdade de gênero no Dia Internacional da Mulher/principios de empoderamento das mulheres planeta 50 50 noticias igualdade de genero direitosdasmulheres

Empoderamento econômico das mulheres – De acordo com o Relatório Global sobre Lacunas de Gênero (2017), do Fórum Econômico Mundial, o fosso de paridade de gênero em saúde, educação, política e local de trabalho aumentou pela primeira vez desde que os registros começaram em 2006 – passou de 31,7% em 2016 para 32% em 2017.

A diferença salarial entre homens e mulheres mantém a posição continua elevada. Na maioria dos países, elas ganham, em média, apenas 60% a 75% dos salários dos homens. Além disso, as mulheres assumem responsabilidade desproporcional em atividades não remuneradas: dedicam de uma a três horas a mais por dia ao trabalho doméstico.

Igualdade de gênero nos negócios – Uma das prioridades da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável dos Estados-Membros da ONU, a igualdade de gênero tem sido incorporada nas práticas de empresas. Isso conduz ao aprimoramento de práticas, a parcerias público-privadas e investimento de recursos para alcançar a igualdade entre mulheres e homens e o valor financeiro de longo prazo.

A série de eventos Toque o Sino (Ring the Bell) pretende incentivar as empresas a eliminar barreiras legais, sociais e econômicas que estão restringindo o empoderamento econômico das mulheres. A série de eventos é uma parceria da Iniciativa de Bolsas de Valores Sustentáveis juntamente com o Pacto Global da ONU, ONU Mulheres, IFC, Women in ETFs e a Federação Mundial de Bolsas de Valores.