• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

ONU Mulheres celebra acordo sobre a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015



05.08.2015


Acesse aqui o rascunho de acordo sobre a nova agenda de desenvolvimento, que será adotado durante um encontro na sede da ONU em Nova York, entre os dias 25 a 27 de setembro, pode ser encontrado em inglês.

Clique aqui para saber mais sobre a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015

 

É com grande expectativa sobre a jornada que se inicia agora que a ONU Mulheres celebra o acordo dos Estados Membros da ONU sobre a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015, a ser adotada pela Assembleia Geral da ONU em setembro. O documento, chamado “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, é um plano abrangente para as pessoas e o planeta que, pela primeira vez, reúne as três dimensões do desenvolvimento sustentável — econômica, social e ambiental — em um único e ambicioso documento.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e suas correspondentes 169 metas visam a superar as barreiras sistêmicas para o desenvolvimento sustentável. O documento enfatiza fortemente a importância da igualdade de gênero e do empoderamento das mulheres para alcançar a agenda de desenvolvimento sustentável. Por isso, a ONU Mulheres celebra não só o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 5, que especificamente aborda as barreiras estruturais para o empoderamento das mulheres, mas também as importantes metas de igualdade de gênero que estão refletidas dentro dos outros objetivos. A ONU Mulheres sauda, ainda, o compromisso de aumentar significativamente os investimentos em igualdade de gênero. Isso significa um passo importantíssimo para alcançar um planeta 50-50 em 2030, ou seja, um planeta onde homens e mulheres têm os mesmos direitos e oportunidades.

É nesse contexto que a ONU Mulheres congratula os Estados Membros por terem chegado a esse acordo histórico e por reconhecerem as importantes contribuições das organizações da sociedade civil, especialmente as organizações dedicadas às mulheres, que se posicionaram de modo claro e consistente, o que ajudou a garantir uma linguagem forte sobre a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas. O próximo passo, para completar o compromisso sobre Financiamento para o Desenvolvimento e da Agenda Pós-2015, será um forte acordo sobre a mudança do clima como resultado da conferência de Paris no final deste ano.

Sabemos que a prova de fogo será a profundidade e a velocidade da implementação desses objetivos a nível nacional, com foco nas mulheres e meninas que vivem às margens da sociedade. Isso vai requerer uma forte liderança dos governos com uma plena participação de todas as partes, incluindo as organizações dedicadas às mulheres. Não há tempo para perder na implementação dessa agenda pioneira. A ONU Mulheres está pronta para apoiar plenamente os governos nesse esforço histórico.

Confira também:

24.07.2015 – Declaração de Phumzile Mlambo-Ngcuka, diretora executiva da ONU Mulheres, sobre o documento final sobre a 3ª Conferência Internacional de Financiamento para o Desenvolvimento

16.07.2015 – Adis Abeba: Países alcançam acordo histórico para financiar nova agenda de desenvolvimento da ONU

16.07.2015 – Adis Abeba: destaques de quarta (15/7) da Conferência sobre o Financiamento para o Desenvolvimento

15.07.2015 – Adis Abeba: destaques de terça (14/7) da Conferência sobre o Financiamento para o Desenvolvimento

10.07.2015 – Financiamento Transformador pode acabar com a desigualdade de gênero até 2030, destaca ONU Mulheres