• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

ONU Mulheres destaca paridade de gênero no Dia Internacional da Mulher e conclama um “Planeta 50-50 em 2030”



04.03.2016


Eventos organizados pela ONU Mulheres, em Nova Iorque, poderão ser vistos por webcast entre 10h e 12h45 (horário NYC)

Clique aqui para ver a programação

ONU Mulheres destaca paridade de gênero no Dia Internacional da Mulher e conclama um “Planeta 50 50 em 2030”/

 

O tema global para o Dia Internacional da Mulher 2016 é “Por um planeta 50-50 em 2030: um passo decisivo pela igualdade de gênero”. A observância das Nações Unidas neste 8 de Março irá refletir sobre a forma de acelerar a Agenda 2030, criando uma dinâmica para a implementação eficaz dos novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O enfoque será sobre novos compromissos firmados em torno da iniciativa da ONU Mulheres “Planeta 50-50” e os que já estão execução sobre igualdade de gênero, empoderamento das mulheres e direitos humanos das mulheres.

Em Nova Iorque, a comemoração oficial acontecerá na sede das Nações Unidas a partir das 10h, com presença da diretora executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka. Estão programados uma série de apresentações musicais e dois painéis de discussão. O primeiro deles “Para você, o que significa um Planeta 50-50?”, entre 10h e 11h15, abordará reflexões sobre o que significa um planeta com igualdade e como alcançá-la em 2030, unindo os esforços das Nações Unidas, dos governos, da sociedade civil e do setor privado. Dentre as pessoas convidadas para exposição, está o embaixador Antonio Patriota, representante permanente do Brasil nas Nações Unidas. Neste ano, o país presidirá os trabalhos da 60ª Sessão da Comissão sobre a Situação das Mulheres, que se iniciará n a próxima semana, em 14 de março, até o dia 24, em Nova Iorque.

No segundo painel, intitulado “Impulso para a paridade”, estarão em evidência os progressos realizados pelo Sistema das Nações Unidas em prol da igualdade de gênero, verificando os desafios existentes e as oportunidades de integração da perspectiva de gênero. Essa atividade está prevista para ocorrer entre 11h15 e 12h45.

 

ONU Mulheres destaca paridade de gênero no Dia Internacional da Mulher e conclama um “Planeta 50 50 em 2030”/

Em março de 2015, ONU Mulheres lançou a iniciativa “Por um planeta 50-50 em 2030: um passo decisivo pela igualdade de gênero” durante marcha pelos direitos das mulheres em Nova Iorque
Foto: Ryan Brown/ONU Mulheres

 

Programação – Ainda no Dia Internacional da Mulher, às 9h, a diretora executiva-adjunta da ONU Mulheres, Lakshmi Puri, tocará o sino de abertura da New York Stock Exchange. Eventos similares estão organizados em 34 países como parte dos esforços conjuntos de sensibilização da ONU Mulheres com o Pacto Global pelo empoderamento econômico.

Em todo o mundo, a ONU Mulheres está organizando eventos alusivos ao Dia Internacional da Mulher, com programação em mais de 40 países. Entre eles: uma partida de hóquei entre mulheres e homens na Tanzânia, em 5 de Março; rali e passeio ciclístico em Nova Deli, na Índia, em 6 de março; festival com apresentações musicais ao vivo e dança, na Palestina, em 08 de março; marchas, jogo de futebol e pintura exposições em toda a Albânia, de março 5-8; e uma corrida pelos direitos das mulheres, em São Paulo, em 20 de março.

Saiba mais