ONU Mulheres e Claro convidam organizações para oferecer formação de inclusão digital para mulheres em situação de vulnerabilidade
04.07.2025
A ONU Mulheres Brasil abriu uma nova chamada pública para selecionar Organizações da Sociedade Civil (OSCs) interessadas em implementar um currículo de inclusão digital e acesso a direitos voltado a mulheres em sua diversidade em vulnerabilidade socioeconômica, com foco em mulheres brasileiras em situação de violência, e mulheres migrantes e refugiadas. A iniciativa é parte integrante do projeto Mulher+Tech, realizado em parceria com a Claro S.A., com apoio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
O projeto prevê a capacitação de até 1.300 mulheres em dez capitais brasileiras, com foco especial em mulheres que já vivenciaram situações de violência doméstica e mulheres migrantes e refugiadas. A expectativa é alcançar entre 100 e 150 mulheres em cada cidade. As atividades devem ocorrer entre setembro de 2025 e abril de 2026, com orçamento previsto entre R$ 50 mil e R$ 80 mil por território atendido.
As ações serão realizadas nas seguintes cidades: Manaus (AM), Boa Vista (RR), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Belém (PA), Recife (PE), Cuiabá (MT), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP) e Salvador (BA). Cada organização poderá atuar em duas ou mais localidades, inclusive em rede com outras OSCs, desde que garanta a execução integral do projeto em cada um nos territórios escolhidos.
As OSCs serão contempladas com equipamentos (laptops) e internet de alta velocidade para dar suporte às aulas, além de chips de internet para as beneficiárias que cumprirem a carga horária mínima do curso, treinamentos obrigatórios oferecidos pela ONU Mulheres, apoio técnico e metodológico para a implementação do currículo e possibilidade de mentoria com pessoas voluntárias da Claro S.A.
O curso será dividido em quatro módulos
- Letramento digital básico (uso de dispositivos, segurança cibernética, redes sociais);
- Letramento de gênero (conceitos de identidade, violência de gênero, interseccionalidade);
- Autonomia e acesso a direitos (educação financeira, acesso a serviços públicos);
- Empregabilidade e empreendedorismo (mentorias, elaboração de currículo, redes de apoio).
Como participar
As Organizações e seus responsáveis devem ler atentamente a carta-chamada e enviar suas propostas até 22 de julho de 2025, às 23h59, para o e-mail setorprivado@unwomen.org. As instituições interessadas devem preencher os formulários disponíveis nos anexos da chamada e apresentar uma proposta técnica e financeira conforme os modelos indicados.
Para promover e mobilizar as organizações a participar do processo, a ONU Mulheres vai conduzir uma sessão online de esclarecimentos sobre a seleção no dia 15 de julho de 2025, às 10h.
Links Importantes
Download: Carta-Chamada para participação de OSCs no projeto Mulher+Tech
Inscrições: Sessão informativa online sobre o processo seletivo