• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

ONU Mulheres e gestoras públicas avançam na construção de plano de ação para projeto de sistema de cuidado em Belém



07.11.2022


Durante dois dias, representantes de instituições parceiras do projeto “Construindo caminhos para um sistema de cuidados integrados em Belém” debateram sobre ações estratégicas que irão guiar novas atividades

ONU Mulheres e gestoras públicas avançam na construção de plano de ação para projeto de sistema de cuidado em Belém/noticias empoderamento economico

No encontro de planejamento estratégico, as gestoras puderem realizar novas contribuições, direcionando ainda mais a construção do plano de ação do projeto iniciado em maio de 2022 (Foto: ONU Mulheres Brasil / Lali Mareco)

Uma imersão em reflexões sobre o que se conhece e o que se espera sobre o trabalho de cuidado. Esse foi o convite feito a mais de 10 gestoras públicas da Prefeitura de Belém, para a construção de um plano de ação sobre políticas de cuidado na capital paraense. A atividade ocorreu nos dias 3 e 4 de novembro, na Casa da ONU em Belém, como parte do projeto “Construindo caminhos para um sistema de cuidados integrados em Belém”, firmado entre ONU Mulheres, Open Society Foundations, Prefeitura de Belém (PA) e Fundação Papa João XIII (Funpapa).

Sob o formato de oficina, o encontro de planejamento percorreu diferentes aspectos do projeto. Para definir pontos chave como valores, missão, pontos críticos, visão de futuro e objetivos, as gestoras participaram de uma série de dinâmicas e debates durante os dois dias de atividade. A proposta do facilitador da oficina consultor de ONU Mulheres e psicólogo social Luis Sérgio da Silva foi o de revisitar o que já se conhece. “Os elementos constitutivos do projeto já estão aqui. Os caminhos que serão percorridos vocês já conhecem. O exercício para essa construção é se colocar no local das outras, pensar e escrever esse plano de ação de um jeito que vocês se sintam representadas.” pontuou Luis. O facilitador lembrou que este é apenas o primeiro passo de uma série de tomadas de decisões que irão ser encaminhadas pelas participantes do projeto.

Para ampliar o impacto e alcançar diferentes áreas que envolvem o trabalho de cuidado em Belém, o projeto conta com a participação, além de ONU Mulheres e Funpapa, do Banco do Povo, da Secretaria Municipal de Administração (SEMAD), da Coordenação Antirracista da Prefeitura de Belém (COANT), da Coordenadoria da Mulher de Belém (COMBEL), da Secretaria Municipal de Saúde (SESMA), da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) e da Coordenação das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (COPSAN). Representantes de todas as instituições contribuíram para as reflexões durante a oficina e, a partir do encontro, atuarão em pontos estratégicos definidos no plano de ação.

Entre os pontos de reflexão do encontro, as gestoras revisitaram levantamentos realizados anteriormente, a partir de oficinas de formação realizadas com mais de 50 servidores e servidoras do Município em setembro. Ao revisitar esse material, novas contribuições foram feitas, direcionando ainda mais a construção do plano de ação do projeto. Nesse sentido, as participantes refinaram objetivos gerais do projeto e puderam expor diferentes olhares dentro da vivência de cada realidade institucional. A partir das conversas, uma síntese foi documentada e apoiará na continuidade do planejamento estratégico do projeto.

“Esse é um tema de extrema importância dentro das relações sociais de gênero e o encontro é uma oportunidade articularmos ações de várias secretarias, encerrando essa etapa focadas no que precisaremos agir. É uma oportunidade de valorizarmos os segmentos que não são valorizados socialmente e isso vai trazer um diferencial para a nossa cidade”, observa Sandra Valente, diretora geral da Funpapa.

O piloto em Belém – A parceria entre ONU Mulheres e Prefeitura de Belém prevê o fortalecimento de políticas públicas de cuidado no Município, elemento central para a promoção da igualdade de gênero, raça e etnia. Ao apoiar o projeto “Construindo caminhos para um sistema de cuidados integrados em Belém”, espera-se reduzir as disparidades que refletem em diferentes aspectos da vida das mulheres, incluindo na inserção econômica no mercado de trabalho. “O projeto visa fortalecer o direito ao cuidado, através de políticas públicas que respondam às necessidades de quem precisa de cuidado e de quem cuida – com olhar particular para as mulheres, historicamente as principais responsáveis por tarefas de cuidado. Investir em políticas de cuidado, reconhecendo, redistribuindo e reduzindo o trabalho de cuidado contribui diretamente para o desenvolvimento econômico e para a redução das desigualdades de gênero em Belém”, avalia Vanessa Sampaio, gerente da Área de Empoderamento Econômico da ONU Mulheres.

Iniciado em maio de 2022 e com previsão de implementação até agosto de 2024, o projeto é desenvolvido em dois pilares. O primeiro pilar tem como foco assistência técnica a servidores e servidoras públicas, gestoras e gestores públicos para elaborar e implantar o sistema de cuidados. Já o segundo pilar tem foco na sociedade civil de forma mais abrangente, atuando no desenvolvimento de suas capacidades nos aspectos pessoais e profissionais.