• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

ONU Mulheres e governo brasileiro lançam, em 8/4, diretrizes nacionais para investigação de feminicídios



06.04.2016


Assassinatos de mulheres com requintes de crueldade, tipificados pela Lei 13.104/2015, passam a ter procedimentos recomendados para o trabalho de perícia, segurança pública e justiça

ONU Mulheres e governo brasileiro lançam, em 8/4, diretrizes nacionais para investigação de feminicídios/

Documento reúne recomendações sobre atuação policial, investigação criminal e atuação do Poder Judiciário

Será divulgado nesta próxima sexta-feira (8/4), às 10h, em Brasília, o documento “Diretrizes Nacionais para Investigar, Processar e Julgar com Perspectiva de Gênero as Mortes Violentas de Mulheres – Feminicídios”. A apresentação será feita pela representante da ONU Mulheres Brasil, Nadine Gasman; pela secretária Especial de Políticas para as Mulheres do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Eleonora Menicucci, e da secretária nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki.

A publicação colabora para a implementação da Lei 13.104/2015 referente à tipificação do feminicídio como qualificadora dos assassinatos de mulheres com motivações de gênero, por meio da ampliação de pena aos crimes no Código Penal.

As diretrizes nacionais têm como propósito colaborar para o aprimoramento da investigação policial, do processo judicial e do julgamento das mortes violentas de mulheres de modo a evidenciar as razões de gênero como causas dessas mortes. No documento, estão reunidas recomendações sobre elementos, técnicas e instrumentos práticos com uma abordagem intersetorial e multidisciplinar para ampliar as respostas necessárias durante a investigação policial, o processo e o julgamento e as reparações às vítimas diretas, indiretas e seus familiares.

Lançamento “Diretrizes Nacionais para Investigar, Processar e Julgar com Perspectiva de Gênero as Mortes Violentas de Mulheres – Feminicídios”
Data: 8 de abril de 2016 (sexta-feira)
Horário: das 10h às 12h
Local: Casa da ONU (SEN 802, Lote 17) – Brasília/DF

Credenciamento de imprensa até 07/04/2016 às 16h: onumulheres@unwomen.org

Assessoria de Comunicação da ONU Mulheres
Isabel Clavelin – 61 3038 9140 / 8175 6315
isabel.clavelin@unwomen.org

Assessoria de Comunicação SEPM/Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos
Cleia Martins – 61 3313 7074
cleia.martins@spm.gov.br