• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

ONU Mulheres participa de debate sobre Pequim+20 na Câmara Municipal do Rio de Janeiro



05.03.2015


Evento foi realizado pela Comissão Permanente de Defesa da Mulher, em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para Mulheres do Rio de Janeiro e a ONU Mulheres

 

ONU Mulheres participa de debate sobre Pequim+20 na Câmara Municipal do Rio de Janeiro/

Platafoma de Pequim estabelece 12 áreas de preocupação a serem incorporadas por países

 

O lema da campanha global da ONU Mulheres chamada Pequim+20: “Empoderar Mulheres. Empoderar a Humanidade. Imagine!” foi o tema do debate realizado na noite desta terça-feira (3/3), no plenário da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. A campanha Pequim+20 celebra os 20 anos da adoção da Plataforma de Ação de Pequim.

A mesa foi presidida pela vereadora e presidente da Comissão Permanente de Defesa da Mulher do município do Rio de Janeiro, Tania Bastos, e composta pela deputada estadual Enfermeira Rejane, atual Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Alerj; pela deputada estadual Tia Ju; pela juíza titular do 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Adriana Ramos de Melo; pela Secretária Especial de Políticas para as Mulheres do município do Rio de Janeiro, Ana Rocha; pela Presidente da Comissão OAB Mulher, Ana Beatriz Nogueira, e pela ONU Mulheres.

O plenário estava lotado, com a presença de diversas representantes da Sociedade Civil, entre elas a Fundação Laço Rosa, a Liga Brasileira de Futebol Feminino, o Projeto Mão na Massa – Mulheres na Construção Civil, o Fundo ELAS, o Projeto Estrela Nova, o Sindicato dos Bancários, o coletivo de artesãs e ambulantes, entre outras.

No debate, a ONU Mulheres apresentou os 12 temas da Plataforma de Ação de Pequim, os avanços e obstáculos na implementação da Plataforma no Brasil e apresentou o processo de revisão da campanha Pequim+20.

Ainda durante o evento, a juíza Adriana Ramos de Melo informou ao público presente sobre a aprovação da PL 8305/14 na Câmara dos Deputados, que tipifica o crime de feminicídio e passa agora para sanção presidencial. A informação arrancou aplausos e foi ovacionada pela plateia.

Pequim+20 – Em 1995 aconteceu em Pequim a Quarta Conferência Mundial sobre as Mulheres. O resultado do encontro foi um acordo para trabalhar pela igualdade de gênero e para eliminar a discriminação contra mulheres e meninas em todo o mundo. O documento, chamado “Plataforma de Ação de Pequim”, lista 12 pontos prioritários de trabalho, além de ações detalhadas para alcançar seus objetivos estratégicos. Trata-se de um roteiro para o avanço da igualdade e do empoderamento das mulheres em todo o mundo.

Vinte anos depois, a campanha Pequim +20 “Empoderar Mulheres. Empoderar a Humanidade. Imagine!” se propõe a mobilizar governos, sociedade civil, mídia, ativistas, especialistas e o Sistema das Nações Unidas em torno dos direitos das mulheres e meninas.