• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

ONU Mulheres prepara equipe de cursos de qualificação do Senac Boa Vista em igualdade de gênero e empoderamento das mulheres



09.07.2019


Na formação “Igualdade de gênero em sala de aula: empoderando mulheres migrantes e refugiadas”, ONU Mulheres abordará direitos das mulheres, normativas internacionais e boas práticas em empoderamento econômico, trabalho decente e empreendedorismo

ONU Mulheres prepara equipe de cursos de qualificação do Senac Boa Vista em igualdade de gênero e empoderamento das mulheres/principios de empoderamento das mulheres noticias mulheres refugiadas mulheres migrantes igualdade de genero empoderamento economico direitos humanos direitosdasmulheres acao humanitaria

Desde outubro de 2018, ONU Mulheres desenvolve, em Boa Vista, projetos para fomento ao empoderamento econômico de mulheres migrantes, solicitantes de refúgio e refugiadas como parte da estratégia de resposta humanitária
Foto: ONU Mulheres

Cerca de dez instrutoras e instrutores do Senac Boa Vista participaram, em 6 de julho, de formação da ONU Mulheres Brasil em igualdade de gênero e empoderamento das mulheres. A capacitação foi feita por equipe técnica da ONU Mulheres, alocada em Roraima, para resposta humanitária.

Serão abordados conceitos sobre direitos das mulheres, normativas internacionais e boas práticas em empoderamento econômico, trabalho decente e empreendedorismo. A formação “Igualdade de gênero em sala de aula: empoderando mulheres migrantes e refugiadas” pretende também compartilhar a experiência local da ONU Mulheres na atenção a mulheres refugiadas, migrantes e solicitantes de asilo em Roraima e mulheres brasileiras no contexto da crise migratória da Venezuela ao Brasil.

A equipe de instrutoras e instrutores do Senac Boa Vista atuará, de julho a dezembro de 2019, em cursos de Qualificação Profissional, de Português, Mentoria para Mulheres Empreendedoras e cursos de Desenvolvimento Profissional, construído pela ONU Mulheres e SENAC Roraima para mulheres que serão interiorizadas. Esses cursos têm conteúdos diferenciados sobre atitude empreendedora, marketing pessoal e profissional e qualidade na prestação de serviços.

Para os cursos de Qualificação Profissional, nesse período, a equipe do Senac fará as formações em carretas em percurso itinerante para atender demandas de abrigos. Serão cursos específicos de Operadora de Caixa; Técnicas básicas com cuidado da idosa ou idoso; Vendas específicas em modas; Introdução à informática – Windows, Word e Excel; Técnicas de promotoras de vendas; Técnicas de recepção em meios de hospedagem; e Português para estrangeiras.

“Qualificar a abordagem de gênero e empoderamento das mulheres é decisivo para ampliar a capacidade de resposta humanitária às mulheres migrantes e refugiadas, especialmente em cursos que têm condições de desenvolver habilidades profissionais. É um passo importante para o empoderamento econômico das mulheres num momento em que elas estão adquirindo e atualizando conhecimentos para o mundo do trabalho numa nova etapa da vida em outro país”, afirma a representante interina da ONU Mulheres Brasil, Ana Carolina Querino.

Ação humanitária e gênero – O aumento do fluxo de cidadãos e cidadãs da Venezuela para o Brasil desencadeou novas demandas de atuação para a ONU Mulheres no Brasil. Pela primeira vez, a entidade participa de uma ação humanitária no país para apoiar as mulheres na sua retomada de vida por meio do empoderamento e da igualdade de gênero.

Para qualificar a resposta aos diversos desafios econômicos, políticos e sociais e ampliar o apoio às mulheres, a ONU Mulheres Brasil incorporou a perspectiva de gênero e empoderamento nas estratégias de programa no país, colaborando ativamente por meio da Plataforma de Coordenação Interagencial para Refugiados e Migrantes da Venezuela, liderada pela OIM (Organização Internacional para as Migrações) e pelo ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados).