• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

ONU Mulheres promove oficina de planejamento estratégico para projeto de cuidado em Belém



02.11.2022


Atividade é mais um passo da parceria assinada entre ONU Mulheres, Open Society Foundations, Prefeitura de Belém (PA) e Fundação Papa João XIII (Funpapa) que pode tornar o município pioneiro na implantação de um Sistema de Cuidados no Brasil

 

ONU Mulheres promove oficina de planejamento estratégico para projeto de cuidado em Belém/noticias empoderamento economico

Servidoras e servidores durante oficina sobre economia do cuidado realizada em Belém no mês de setembro (Foto: Joyce Ferreira / Comus Belém)

Servidoras e servidores de instituições ligadas à Prefeitura de Belém participarão, nos dias 3 e 4 de novembro, da Oficina de Planejamento Estratégico, viabilizada pela ONU Mulheres como parte do projeto “Construindo caminhos para um sistema de cuidados integrados em Belém”. A atividade ocorrerá na Casa da ONU, em Belém, com presença limitada a pessoas previamente inscritas.

A oficina é um dos momentos de capacitação técnica que contribuem para concepção do sistema de cuidados em Belém. Durante os dois dias de encontro, as pessoas participantes alinharão pontos centrais do projeto, resultando na criação do planejamento estratégico que norteará as atividades guiadas pelos objetivos definidos. Inicialmente, oito instituições da Prefeitura de Belém, ligadas ao tema Economia do Cuidado, participarão da oficina.

“Essa parceria é uma grande oportunidade de nós conseguirmos elaborar uma política pública voltada para a temática da Economia do Cuidado no município de Belém. Nesse planejamento, vamos pensar a implementação dessa política de cuidado, articulando ações de várias secretarias como educação, saúde, assistência, segurança e segurança alimentar”, avalia Sandra Valente, diretora geral da Funpapa.

Sobre o projeto – O projeto “Construindo caminhos para um sistema de cuidados integrados em Belém”, é uma parceria entre ONU Mulheres, Open Society Foundations, Prefeitura de Belém (PA) e Fundação Papa João XIII (Funpapa) que tem por objetivo estabelecer um piloto de Sistema Municipal de Cuidados no município. Iniciado em maio, o projeto é desenvolvido em duas frentes. A primeira tem como foco o apoio à gestão municipal e às instituições públicas na elaboração e implementação desse sistema de cuidado. Paralelamente a essa construção, as atividades também alcançarão as trabalhadoras do cuidado, remuneradas ou não, atuando no desenvolvimento de suas capacidades nos aspectos pessoais e profissionais.

Informações para imprensa:
Lali Mareco – Assistente de Comunicação na ONU Mulheres – (91) 98131-9936 – lali.mareco@unwomen.org