• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Parceiras no Programa Building Movements – Feminismos Contemporâneos celebram resultado do primeiro edital



16.10.2017


 Confira a lista de projetos selecionados: https://goo.gl/Fs98B4

Parceiras no Programa Building Movements   Feminismos Contemporâneos celebram resultado do primeiro edital/noticias direitosdasmulheres

 

A grande aliança pelo fortalecimento do movimento de mulheres unida no Programa Building Movements – Feminismos Contemporâneos anunciou com orgulho a lista de projetos selecionados no primeiro edital do programa, lançada no dia 10 de outubro de 2017.

Para Camila Morsch, Diretora Regional de Sociedade do British Council, “o resultado do edital superou nossas expectativas pela quantidade e qualidade das propostas e, também, por reforçar a ideia de que as conexões internacionais continuam a cumprir papel importante para o movimento de mulheres. Recebemos dezenas de expressões de interesse de organizações do Reino Unido e do Brasil, buscando parcerias e destacando objetivos comuns”.

Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil, ressalta a importância do programa por mobilizar recursos e destiná-los para projetos que fortaleçam a organização política dos movimentos de mulheres na sua diversidade. “O resultado evidencia a demanda crescente dos movimentos de mulheres e feministas por recursos diante de um potencial gerado entre capacidade de resposta da sociedade civil aos problemas decorrentes das opressões de gênero e da ofensiva contínua contra os direitos humanos das mulheres”, afirma. Gasman destaca, ainda, que “o programa se soma aos propósitos globais da ONU Mulheres de fortalecer os movimentos de mulheres na base. Destinar aportes financeiros para apoiar os movimentos de mulheres permite acelerar os esforços para construção de um Planeta 50-50 e garante a igualdade de gênero real, sem deixar nenhuma mulher e menina para trás”.

Além de muitas propostas serem “cross-countries”, promovendo o diálogo entre países, os projetos também atenderam outra prioridade do edital, que era de propostas “cross-movements”, que visassem a articulação de diferentes segmentos dos movimentos feministas e de mulheres, assim como com outras lutas por direitos, como a luta por moradia, por direitos trabalhistas, por direito à cidade, por terra, etc.

A diversidade de projetos também se destacou: foram selecionados projetos de mulheres negras, indígenas, quilombolas, de terreiro, rurais, lésbicas, jovens empreendedoras, trabalhadoras domésticas, etc.

Esse edital é mais um passo de um programa a médio prazo pelo fortalecimento do movimento de mulheres. A primeira atividade da iniciativa foi o “Diálogo Mulheres em Movimento: Direitos e Novos Rumos”, um encontro de mulheres de todo o Brasil e outros países da América Latina para discutir o contexto da luta por direitos das mulheres e traçar estratégias conjuntas para a agenda do movimento de mulheres (Confira os debates do Diálogo: https://goo.gl/R6GQNN).

Com esse primeiro edital contribuímos para o avanço da democracia e dos direitos e para o intercâmbio de experiências entre os movimentos de mulheres do Brasil e de outros países da região da América Latina bem como com o Reino Unido. “O desafio imediato agora é aproveitar esse momento para pensar novas maneiras de fortalecer e buscar alianças para responder a essas e outras tantas demandas no Brasil, na América Latina e no Reino Unido”, afirma Camila Morsch.

O edital Building Movements – Feminismos Contemporâneos é resultado de uma grande aliança em defesa dos direitos das mulheres entre British Council, ONU Mulheres, Open Society Foundations, OAK Foundation, Global Fund for Women e Fundo ELAS. Saiba mais.

Confira a lista de projetos selecionados: https://goo.gl/Fs98B4

Sobre o British Council – O British Council é a organização internacional sem fins lucrativos do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços de confiança por meio do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. A organização está presente em mais de 100 países e trabalha com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não governamentais e iniciativa privada, em ações relacionadas à promoção da língua inglesa, cultura, artes, educação e programas sociais. Saiba mais em www.britishcouncil.org.br

Sobre a ONU Mulheres – Criada em 2010, pela fusão de quatro organizações da ONU com um sólido histórico de experiência em pesquisa, programas e ativismo, a ONU Mulheres é a liderança global em prol das mulheres e meninas. A sua criação, fruto do esforço conjunto dos Estados membros e de ativistas dos direitos das mulheres, foi aplaudida no mundo todo e proporciona a oportunidade histórica de um rápido progresso para as mulheres e as sociedades. A ONU Mulheres trabalha com as premissas fundamentais de que as mulheres e meninas ao redor do mundo têm o direito a uma vida livre de discriminação, violência e pobreza, e de que a igualdade de gênero é um requisito central para se alcançar o desenvolvimento. Para isso, enfoca sua estratégia em cinco áreas prioritárias: (1) Aumentar a liderança e a participação das mulheres; (2) Eliminar a violência contra as mulheres e meninas; (3) Engajar as mulheres em todos os aspectos dos processos de paz e segurança; (4) Aprimorar o empoderamento econômico das mulheres; (5) Colocar a igualdade de gênero no centro do planejamento e dos orçamentos de desenvolvimento nacional.

Sobre a Open Society Foundations – Fundada por George Soros em 1979, a Open Society Foundations trabalha para construir sociedades abertas, com governos responsáveis e tolerantes, mecanismos políticos transparentes, flexíveis e abertos à participação popular. A OSF financia pesquisas e programas ao redor do mundo pela promoção dos direitos humanos e combate à corrupção.

Sobre a OAK Foundation – A OAK Foundation compromete seus recursos com questões de interesse global, social e ambiental, particularmente aquelas que têm um grande impacto sobre a vida dos desfavorecidos. Com escritórios na Europa, África, Índia e América do Norte, apoia organizações em aproximadamente 40 países em todo o mundo.

Sobre o Global Fund for Women – É uma organização mundial defensora dos direitos humanos das mulheres e meninas. Usa suas redes poderosas para encontrar, financiar e amplificar o trabalho valente de mulheres que estão desenvolvendo movimentos sociais e questionam o status quo. Ao lançar luz sobre questões críticas, o Global Fund for Women une comunidades de defensores que atuam e investem recursos para empoderar as mulheres.

Sobre o Fundo ELAS – O Fundo ELAS é o único fundo independente voltado exclusivamente para a promoção de direitos de mulheres no Brasil. Desde 2000, o ELAS apoiou mais de 370 grupos de mulheres jovens e adultas em todas as regiões do Brasil. Sua missão é promover e fortalecer o protagonismo, a liderança e os direitos das mulheres, mobilizando e investindo recursos em iniciativas. Para saber mais sobre o Fundo ELAS, acesse www.fundosocialelas.org.