• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Pequim+20 é o tema desta “Sexta com Debate” do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome



30.09.2014


Em palestra, representante da ONU Mulheres abordará, em 3 de outubro, construção da agenda de direitos das mulheres na ONU pelos movimentos feministas e novos desafios para a igualdade de gênero

Pequim+20 é o tema desta “Sexta com Debate” do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome/

Nadine Gasman é representante da ONU Mulheres Brasil

A agenda de direitos das mulheres na ONU e Pequim+20 serão o ponto de partida da “Sexta com Debate” com a participação de Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil, e especialistas externos e internos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O encontro acontecerá nesta sexta-feira (3/10), das 10h às 11h30, em Brasília.

Em sua palestra, Gasman abordará a evolução dos direitos das mulheres na agenda internacional – da fundação da Carta das Nações Unidas, em 1945, passando pelas Conferências Mundiais sobre a Mulheres à atuação da ONU Mulheres. “Estamos mobilizando diferentes setores da sociedade mundial para reforçar os compromissos assumidos pelos Estados-membros da ONU na IV Conferência Mundial sobre a Mulher, que aconteceu em Pequim, há quase 20 anos.Esse é um legado feminista que precisa ser repactuado com ”, explica Nadine Gasman.

Para a representante da ONU Mulheres, o debate mundial sobre Pequim+20 tem como objetivo colocar a agenda de direitos das mulheres no centro das negociações dos novos acordos esperados em seguimento aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

“A ONU Mulheres está liderando a campanha sobre Pequim+20 ‘Empoderar as Mulheres. Empoderar a Humanidade. Imagine!’, não somente porque as mulheres e meninas são mais da metade da população mundial. As desigualdades baseadas no fato de ser mulher ou menina não podem ser aceitas como naturais. Elas devem ser revertidas em oportunidades e ativos para que a humanidade alcance o seu equilíbrio de forças e de poder entre mulheres e homens, meninas e meninos”, aponta Nadine.

Reflexões sobre políticas sociais – “Sexta com Debate” é uma atividade promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, com apresentações periódicas de temas de interesse para as políticas sociais. As apresentações ocorrem às sextas-feiras, a cada quinze dias, com duração de uma hora seguida de trinta minutos de debate – das 10h às 11h30.

Sexta com Debate: A agenda de direitos das mulheres na ONU e Pequim +20
Data: 3 de outubro de 2014 (sexta-feira)
Horário: das 10h às 11h30
Local: Auditório da SAGI (Esplanada dos Ministérios, Bloco A) – Brasília/DF
Obs.: Não é necessária confirmação de presença.
Mais informações: http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/sextacomdebate/