• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Políticas de apoio a mães, cuidadores e famílias de crianças com microcefalia é tema de encontro em Recife



22.04.2016


Políticas de apoio a mães, cuidadores e famílias de crianças com microcefalia é tema de encontro em Recife/

Brasil participou das Rodas de Diálogos para a construção de
metodologias para o trabalho com gestantes, famílias e cuidadores de
crianças com microcefalia‬ e/ou alterações no sistema nervoso central
Foto: UNICEF

A criação de novas metodologias para apoio a gestantes, mães, cuidadores e famílias de crianças com microcefalia foi tema de encontro realizado nos dias 18 e 19 em Recife pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e pela Fundação Altino Ventura.

O encontro reuniu representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco e dos municípios de Recife e de Campina Grande (Paraíba), de organizações especializadas na atenção integral a crianças e hospitais de referência no atendimento de casos de síndrome de zika congênita, como microcefalia. Também participaram representantes técnicos da OPAS/Organização Mundial de Saúde, ONU Mulheres e do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

Foram realizadas rodas de diálogo para a escuta qualificada de mães de crianças com microcefalia, profissionais de saúde e representantes de serviços especializados. A escuta permitiu a identificação de várias recomendações para melhorar a qualidade dos serviços, o apoio psicossocial às mulheres, grávidas, mães e famílias de crianças com microcefalia, e a continuidade do cuidado de mulheres e crianças no ambiente domiciliar.

A estratégia prevê a capacitação de profissionais de saúde da atenção básica e de serviços especializados e também das famílias para o cuidado de crianças com microcefalia ou alterações no sistema nervoso central, entre outras ações.