• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

“Que mulher negra é um exemplo para você?”, responda em vídeo ao desafio da Articulação de Mulheres Negras Brasileiras e da ONU Mulheres



25.07.2016



Ativistas, artistas e personalidades gravam mensagens sobre o Dia da Mulher Afrolatinoamericana, Afrocaribenha e da Diáspora, celebrado neste 25 de julho. Internautas em geral são convidadas e convidados a postar vídeos nas redes sociais, com as hastags #DiaDasMulheresNegras e #JulhoDasPretas

Acesse: Carta Aberta da Marcha das Mulheres Negras 2015| Manifesto Marcha das Mulheres Negras 2014

“Que mulher negra é um exemplo para você?”, responda em vídeo ao desafio da Articulação de Mulheres Negras Brasileiras e da ONU Mulheres/

Faça o seu vídeo e marque as hastags #DiaDasMulheres #JulhoDasPretas

Mais de 50 milhões de mulheres negras brasileiras comemoram, nesta segunda-feira (25/7), o Dia da Mulher Afrolatinoamericana, Afrocaribenha e da Diáspora. A data foi instituída há 24 anos durante o Encontro Latinoamericano de Mulheres Negras, ocorrido na República Dominicana. Desde 2014, entrou para o calendário nacional, por meio da Lei no. 12.987/2014, como Dia de Tereza Benguela e Dia Nacional da Mulher Negra, quilombola e lutadora pelo fim da escravização no Brasil.

Em seguimento à Marcha das Mulheres Negras contra o Racismo e a Violência e pelo Bem Viver, ocorrida em novembro de 2015, a Articulação de ONGs de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB) e a ONU Mulheres Brasil lançam o desafio “Que mulher negra é um exemplo para você?”.

Ao longo desta segunda-feira (25/7), internautas em geral são convidadas e convidados a gravarem suas próprias mensagens e postá-las nas redes sociais, marcando as tags #DiaDasMulheresNegras e #JulhoDasPretas, homenageando as mulheres negras de referência em suas vidas.

“As mulheres negras, jovens e lésbicas ganham menor salário, compõem os maiores índices de analfabetismo no país. Ocupam os índices alarmantes da violência doméstica, cotidiana e urbana. Portanto, convocamos as mulheres negras de todo o país para transformar esta realidade. Não podemos permitir que o racismo, o sexismo vençam. Vamos celebrar, mas vamos lutar pela democracia e para que se mantenha a utopia política das mulheres negras pelo bem viver. Essa é a nossa luta. Seguimos em Marcha!”, afirma Valdecir Nascimento, secretária-executiva da AMNB e coordenadora do Instituto Odara.

Na liderança do Grupo de Trabalho de Gênero, Raça e Etnia das Nações Unidas no Brasil, Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil, ressalta a resiliência das mulheres negras no Brasil em contraponto ao racismo e ao sexismo. “As mulheres negras são agentes decisivos históricos no desenvolvimento socioeconômico do Brasil. Contudo, foram invisibilizadas e alvo de opressões perversas que lhes violam direitos. Ao se afirmarem como sujeitas políticas, as mulheres negras estão transformando o Brasil por meio da consciência de seus valores ancestrais e afirmação identitária. É a continuidade do poder político que sempre tiveram”, considera Gasman.
Situação das mulheres negras – O alto grau de exclusão motivado pelo racismo e pelo sexismo se revela no mercado de trabalho. As mulheres negras têm renda média correspondente a quase metade do que recebem as mulheres brancas e um terço da remuneração dos homens brancos.

O trabalho doméstico emprega 20% das mulheres negras ocupadas, sendo a categoria formada por seis milhões de profissionais. Esta profissão é principal porta de entrada das mulheres negras (61%) no mercado de trabalho e onde a violação de direitos é mais evidente: cerca de 75% das trabalhadoras não possui carteira assinada.

Com relação aos postos de comando nas empresas, a presença da mulher negra é quase nula. Embora represente 50% da população feminina brasileira, apenas 0,4% das mulheres negras estão no executivo, 1,6% na gerência, 8,2% na supervisão e 10,3% no quadro funcional, conforme o relatório Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 maiores empresas do Brasil e suas ações afirmativas, de 2016, do Instituto Ethos em cooperação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento e apoio da ONU Mulheres Brasil.

Década Internacional de Afrodescendentes – Idealizada pela AMNB e pela ONU Mulheres, com o apoio da Propeg, a ação visibiliza as mulheres negras no marco da Década Internacional de Afrodescendentes (2015-2024), criada pela Assembleia Geral da ONU. Sob o lema “Pessoas afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento”, a Década Afro tem como objetivo eliminar o racismo e a discriminação racial. Saiba mais: decada-afro-onu.org

Informações para a imprensa:
Naiara Leite
Assessora de Comunicação da Articulação de ONGs de Mulheres Negras Brasileiras
(71) 9 9718 5144
e-mail: odarainstituto@gmail.com

Isabel Clavelin
Assessora de Comunicação da ONU Mulheres Brasil
(61) 3038 9140 | 98175 6315
isabel.clavelin@unwomen.org
onumulheres.org.br