• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Rede Brasileira de Defensoras de Direitos Humanos discute arranjo institucional e recebe documentário sobre Encontro Nacional



17.09.2024


A Rede Brasileira de Defensoras de Direitos Humanos se reuniu nesta terça-feira (17) para discutir os avanços de seu Grupo de Trabalho. O GT tem a atribuição de construir o desenho institucional da Rede, incluindo seu regimento interno, linhas de atuação e câmaras temáticas.

Durante a reunião, a equipe de ONU Mulheres exibiu com exclusividade o mini-documentário sobre o I Encontro Nacional de Defensoras.

O mini-documentário foi produzido no âmbito do I Encontro Nacional de Mulheres Defensoras de Direitos Humanos, realizado em janeiro de 2024. O produto audiovisual faz parte das entregas do projeto Conectando Mulheres, Defendendo Direitos, com financiamento da União Europeia.

Com duração de 4 minutos, o vídeo traz reflexões de participantes do evento, incluindo comentários de Nilma Bentes, fundadora do Cedenpa, Kelly Ribeiro, do Portal Catarinas, e Fátima Medeiros, da Aprosba. No encontro, discutiu-se a importância da articulação em rede das mulheres defensoras para potencializar sua atuação, além de promover o apoio no enfrentamento da violência que incide de maneira particular sobre as defensoras em razão de sua visibilidade. O Encontro marcou a conclusão da primeira etapa do projeto “Conectando Mulheres, Defendendo Direitos”, a partir da perspectiva “de onde viemos e onde estamos”.

Durante o Encontro Nacional, as organizações aprovaram uma Carta Aberta pela Vida Digna das Mulheres Brasileiras Defensoras de Direitos Humanos. No texto, a Rede destaca o papel fundamental das defensoras na luta pela igualdade de gênero, combate ao racismo e todas as demais formas de opressão, além de reconhecer que alguns grupos estão sujeitos a ameaças, obstáculos e diferentes formas de violência diretamente ligadas ao conteúdo de suas reivindicações. O documento inclui ainda uma série de recomendações para enfrentar a crescente violência contra as brasileiras defensoras de direitos humanos.