• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Secretário-geral da ONU manifesta solidariedade a moçambicanos em vídeo falado em Português



27.03.2019


Manifestando suas condolências às famílias das vítimas, Guterres também pediu envio de ajuda ao país, para que “possa se recuperar o mais depressa possível desta imensa tragédia”

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, gravou mensagem em língua portuguesa dirigida aos moçambicanos, expressando solidariedade após a devastação provocada pela passagem do ciclone Idai no país que deixou centenas de mortos.

Manifestando suas condolências às famílias das vítimas, Guterres também pediu envio de ajuda ao país, para que “possa se recuperar o mais depressa possível desta imensa tragédia”.

“A todos quero dizer que as Nações Unidas estão convosco, que os trabalhadores das agências das Nações Unidas, no plano humanitário, no plano do desenvolvimento, desde a primeira hora, procuram fazer o seu melhor para ajudar o povo moçambicano a sair desta crise enorme e a recomeçar o seu caminho de desenvolvimento”. Assista ao vídeo.

 

Secretário geral da ONU manifesta solidariedade a moçambicanos em vídeo falado em Português/noticias

                                                                                              O secretário-geral da ONU, António Guterres. Foto: Reprodução

 

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, gravou mensagem em língua portuguesa dirigida aos moçambicanos, expressando solidariedade após a devastação provocada pela passagem do ciclone Idai no país que deixou centenas de mortos.

Manifestando suas condolências às famílias das vítimas, Guterres também pediu envio de ajuda a Moçambique, para que o país “possa se recuperar o mais depressa possível desta imensa tragédia”.

Leia a mensagem completa:

“Face à imensa tragédia que assolou Moçambique, eu quero exprimir a minha total solidariedade ao povo moçambicano e ao seu governo e, ao mesmo tempo, as minhas sinceras condolências às famílias de centenas e centenas de moçambicanas e moçambicanos que morreram. Não sabemos ainda o número certo.

Ao mesmo tempo, exprimir a todos os que perderam membros de sua família ou perderam sua casa, que viram as escolas onde os seus filhos estudavam destruídas, as estradas que percorriam desaparecerem, que não mais têm a possibilidade de colher aquilo que semearam.

A todos quero dizer que as Nações Unidas estão convosco, que os trabalhadores das agências das Nações Unidas, no plano humanitário, no plano do desenvolvimento, desde a primeira hora, procuram fazer o seu melhor para ajudar o povo moçambicano a sair desta crise enorme e a recomeçar o seu caminho de desenvolvimento.

Vai ser duro, vai levar tempo, vai exigir uma mobilização muito grande de todos os esforços, nacionais e internacionais. Mas nós nas Nações Unidas estamos convosco e estamos, ao mesmo tempo, a apelar à comunidade internacional para uma ajuda maciça a Moçambique, para que Moçambique possa recuperar o mais depressa possível desta imensa tragédia.”