• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Seppir promove seminário, em Brasília, sobre democracia e comunicação sem racismo



28.05.2014


 

Encontro terá transmissão em tempo real pela internet. Acesse: http://www.locamega.com.br/player/versatil2

Clique aqui para ver a programação

 

Seppir promove seminário, em Brasília, sobre democracia e comunicação sem racismo/

Começa nesta quinta-feira (29/5), em Brasília, o seminário “Diálogos: Democracia e Comunicação sem Racismo, por um Brasil Afirmativo”. A iniciativa é da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República.

Estarão reunidos, pesquisadores e pesquisadoras, comunicadores e comunicadoras e ativistas da comunicação antirracista. O evento será transmitido pela internet no seguinte endereço: http://www.locamega.com.br/player/versatil2

O evento tem como objetivo debater o quadro atual da Comunicação Social no Brasil no que diz respeito à diversidade e ao combate ao racismo, e discutir medidas que contribuam para que o país alcance uma comunicação mais plural e democrática, por meio do fortalecimento das mídias negras.

De acordo com a Seppir, na última década, inúmeros avanços se deram em relação à implementação e institucionalização das ações afirmativas no Brasil. Porém, apesar de estar inserida como Objetivo 10 do Plano Plurianual 2012-2015, dentro do Programa de Enfrentamento ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial (2034), a questão da reversão das representações negativas da pessoa negra ainda não conta com medidas afirmativas suficientes que atendam a essa demanda histórica do movimento negro.

Outro aspecto observado pela Seppir é o Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12.288/2010, Art. 4º, VII), que prevê a instituição de programas de ação afirmativa em diversos setores, inclusive na comunicação social, com o objetivo de enfrentar o quadro de violência física e simbólica que atinge a população negra no Brasil.

Educação – A ONU Mulheres participará do painel “Formação em Comunicação e Diversidade”, que acontece às 14h do dia 30 de maio. Estarão em debate a abordagem da diversidade étnico-racial na comunicação no ensino de jornalismo e publicidade, tendo em vista a proliferação dos cursos, e que medidas devem ser tomadas para que todos os jornalistas e publicitários, brancos e negros, passem por essa temática durante sua formação. A roda de conversa terá a participação da assessora de Comunicação da ONU Mulheres, Isabel Clavelin, e da professora da Universidade Estadual de Londrina Rosane Borges e do professor da Universidade Federal da Bahia Fernando Conceição.

Seminário “Diálogos: Democracia e Comunicação sem Racismo, por um Brasil Afirmativo”
Data: 29 e 30 de maio de 2014
Horário: das 9h às 18h
Local: Centro de Convenções Israel Pinheiro – Brasília/DF