• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Servidoras municipais de Belém (PA) ampliam conhecimento sobre a Economia do Cuidado



27.04.2023


Nova rodada de oficinas temáticas faz parte do eixo de capacitação e implementação do projeto Ver-o-Cuidado

Servidoras municipais de Belém (PA) ampliam conhecimento sobre a Economia do Cuidado/ver o cuidado noticias empoderamento economico

Servidoras presentes na formação integram diferentes instituições ligadas à Prefeitura de Belém que são chave para a criação de um sistema de cuidados no Município(Foto: ONU Mulheres/Lali Mareco)

As discussões sobre a Economia do Cuidado têm se consolidado em Belém (PA). Durante os dias 24, 25, 27 e 28 de abril, um grupo de 50 servidoras municipais participou de uma nova rodada de oficinas sobre o tema. A iniciativa é parte das atividades estratégicas do projeto Ver-o-Cuidado, que tem como um dos objetivos a elaboração e implementação de um Sistema Municipal de Cuidados. As oficinas realizadas neste mês fazem parte de um conjunto de oito aulas, com 24 horas de conteúdo, que terão segmento em maio e junho.

A formação é direcionada para servidoras e servidores de instituições ligadas à Prefeitura de Belém que implementam políticas de cuidado no município. O objetivo é ampliar o conhecimento desse público sobre a Economia do Cuidado, perpassando por pontos centrais que impactam diretamente no desenho de políticas públicas sobre o tema. “Em 2022 tivemos oficinas mais introdutórias, esse conjunto de aulas já nos coloca dentro dos conceitos que nos levam a conhecer melhor o tema. Esse é um trabalho de aprendizado. Temos o grande desafio de começar a aprofundar esse trabalho”, afirma Jurandir Novaes, secretária de Administração do Município de Belém.

Reflexões e aprendizados – As oficinas foram divididas em temas estratégicos para o desenho e implementação de políticas e sistemas de cuidados. As aulas abordam questões, conceitos e reflexões sobre a organização social do cuidado, o cuidado em um contexto de crise, as políticas públicas de cuidado, o trabalho decente e a autonomia das mulheres, a proteção social a partir de um sistema de cuidados, financiamento para sistemas de cuidado, além da experiência dos sistemas integrais de cuidado na América Latina.

Servidoras municipais de Belém (PA) ampliam conhecimento sobre a Economia do Cuidado/ver o cuidado noticias empoderamento economico

Márcia Vasconcelos, facilitadora da série de oficinas, apresenta dados sobre a dedicação ao trabalho de cuidado segundo a PNAD (Foto: ONU Mulheres/Lali Mareco)

Embora a formação não seja exclusiva para o público feminino, as duas turmas das oficinas são formadas apenas por mulheres. As servidoras foram indicadas como pontos focais para a multiplicação do aprendizado em seus locais de trabalho e, principalmente, como agentes que atuarão na construção da política municipal de cuidado. Foram convidadas a enviar participantes para as oficinas as seguintes instituições: Banco do Povo, Coordenadoria da Diversidade Sexual (CDS), Coordenação Antirracista da Prefeitura de Belém (Coant), Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel), Coordenação das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (Copsan), Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), Fundação Papa João XIII (Funpapa), Guarda Municipal de Belém, Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Município de Belém (Iasb), Secretaria Extraordinária de Cidadania e Direitos Humanos (SECDH), Secretaria Municipal de Economia (Secon), Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB), Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura de Belém (Semad), Secretaria Municipal de Educação de Belém (Semec), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) e Tá Selado.

Conforme os conteúdos são compartilhados, o reconhecimento com o tema, seja no aspecto profissional ou pessoal, proporciona momentos de engajamento e trocas entre as participantes.

Servidoras municipais de Belém (PA) ampliam conhecimento sobre a Economia do Cuidado/ver o cuidado noticias empoderamento economico

Kátia Noronha (de blusa amarela) participa da formação e entende que o momento é de muita troca e aprendizado entre as servidoras (Foto: ONU Mulheres/Lali Mareco)

“A dinâmica das aulas nos dá a oportunidade de debater o conteúdo e também de ouvirmos umas às outras, porque esse também é um momento de escuta importante para o nosso aprendizado. As questões levantadas aqui já deram sinais de pontos que precisaremos dedicar bastante reflexão em como implementar essa política, de uma maneira que ela atenda a toda a população”, avalia Kátia Noronha, servidora da Secretaria Municipal de Economia.

Modelo – Tanto o formato das aulas quanto a abordagem do conteúdo aplicado nas oficinas serão objeto de reflexão das participantes, que apresentarão suas impressões por meio de um questionário avaliativo. A proposta é que essas oficinas sejam um piloto para a construção de um curso online no tema que poderá ser incorporado no plano municipal de formação de servidoras e servidores de Belém, de modo que todas e todos possam ter acesso ao seu conteúdo. Espera-se que no futuro esse conteúdo também sirva de base para uma formação que esteja acessível a nível nacional.

Servidoras municipais de Belém (PA) ampliam conhecimento sobre a Economia do Cuidado/ver o cuidado noticias empoderamento economico

A série de oficinas tem caráter piloto; a expectativa é que o conteúdo possa ser transformado e aplicado também em formato on-line (Foto: ONU Mulheres/Lali Mareco)

“Um sistema integral de cuidados é construído a muitas mãos, por isso é muito importante a participação de representantes de diferentes instituições da Prefeitura de Belém nessas oficinas. Compreender como essas oficinas foram recebidas por essas participantes vai nos ajudar a formatar e organizar a melhor abordagem do tema para outras pessoas que também se tornem multiplicadoras nesse processo”, destaca Virginia Gontijo, associada de programas de ONU Mulheres.

Ver-o-Cuidado – O projeto Ver-o-Cuidado é uma parceria entre ONU Mulheres, Prefeitura de Belém (PA) e Fundação Papa João XIII (Funpapa), com apoio da Open Society Foundations, que tem por objetivo estabelecer um piloto de Sistema Municipal de Cuidados no município. Iniciado em maio de 2022, o projeto é desenvolvido em duas frentes. A primeira tem como foco o apoio à gestão municipal e às instituições públicas na elaboração e implementação desse sistema de cuidado. Paralelamente a essa construção, as atividades também alcançarão as trabalhadoras do cuidado, remuneradas ou não, atuando no desenvolvimento de suas capacidades nos aspectos pessoais e profissionais, para que acessem trabalho decente e autonomia econômica.

Paralelamente a essa construção, as atividades também alcançarão as trabalhadoras do cuidado, remuneradas ou não, atuando no desenvolvimento de suas capacidades nos aspectos pessoais e profissionais, para que acessem trabalho decente e autonomia econômica.  A iniciativa é conduzida por um comitê gestor do qual fazem parte 11 organizações: Fundação Papa João XIII (Funpapa), Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura de Belém (Semad), Secretaria Municipal de Educação de Belém (Semec), Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), Banco do Povo de Belém, Coordenação Antirracista da Prefeitura de Belém (Coant), Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel), Coordenação das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (Copsan), Coordenadoria da Diversidade Sexual (CDS), Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Município de Belém (Iasb) e ONU Mulheres.