• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Universidade de São Paulo lança campanha “USP Mulheres – Elas podem” em apoio ao movimento ElesPorElas



14.03.2016


USP é uma das dez universidades ao redor do mundo a integrar o Impacto 10x10x10 da ElesPorElas. O Impacto 10x10x10 é projeto piloto que visa a promover mudanças em empresas, governos e universidades.

Universidade de São Paulo lança campanha “USP Mulheres – Elas podem” em apoio ao movimento ElesPorElas/

Faça a sua adesão ao movimento no site www.elesporelas.org

 

No Dia Internacional da Mulher, a Universidade de São Paulo (USP) lançou a campanha “USP Mulheres – Elas podem”, que aborda os direitos das mulheres e o papel dos homens de apoiá-las. A campanha, que conta com apoio da Pró-Reitoria de Graduação da USP, foi um trabalho realizado dentro da disciplina de Arte Publicitária por três alunas do curso de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicações e Artes (ECA) – Angélica Souza, Márcia Shimabukuro e Vanessa Rondine – que tiveram suas propostas escolhidas em uma disputa entre nove equipes.

A finalização das peças publicitárias contou com a ajuda da Superintendência de Comunicação Social (SCS), e o projeto teve a coordenação do professor da Escola, Heliodoro Teixeira Bastos Filho (Dorinho), que pediu aos estudantes que criassem uma campanha de conscientização sobre os direitos das mulheres para ser utilizada ao longo do ano de 2016.

Slogans como “Elas podem ser o que quiserem” e “Você deve apoiá-las e respeitá-las” estão presentes nos três modelos de mensagens criadas, com o intuito de colocar as mulheres como protagonista e provocar uma mudança de atitude e crenças sociais em relação ao comportamento delas. “O objetivo da campanha é mais do que empoderamento das mulheres, porque não é dirigida somente a elas, ela vai contra o machismo e ideias pré-concebidas, dirigindo-se aos homens e à sociedade em geral para que respeitem e apoiem a mulher”, destaca a diretora do Escritório USP Mulher e professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Eva Alterman Blay.

A divulgação será feita em todos os campi da USP, por meio de cartazes fixados nas Unidades de Ensino e Pesquisa da Universidade, em totens e outdoors nas partes externas, e postais que serão entregues à comunidade interna. As peças também estarão no Jornal do Ônibus, produzido pela SPTrans, que será veiculado nas duas linhas circulares da USP, 8012-10 e 8022-10, com itinerário entre a Cidade Universitária e o Metrô Butantã.

O Escritório USP Mulher –  Esta campanha é uma das ações do Escritório USP Mulher, criado pela Universidade para coordenar o trabalho da USP no Impacto 10x10x10, o projeto piloto do movimento ElesPorElas (HeForShe), desenvolvido pela ONU Mulheres, que reúne 10 universidades ao redor do mundo para buscar formas de conquistar a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres. A USP é a única universidade latino-americana entre as 10 universidades selecionadas.

 

Universidade de São Paulo lança campanha “USP Mulheres – Elas podem” em apoio ao movimento ElesPorElas/

A diretora do Escritório USP Mulher e professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Eva Alterman Blay, é um dos principais nomes do feminismo no Brasil.
Foto: Ernani Coimbra

 

O Escritório USP Mulher está sediado na Cidade Universitária do Campus da Capital, em São Paulo, e é responsável pela coordenação do relacionamento entre a Administração da Universidade e a comunidade universitária e pela proposição e implementação de iniciativas e projetos voltados para a igualdade de gêneros.

Eva Blay ressalta que a questão da violência contra a mulher será trabalhada no amplo sentido, não só físico. “Vamos acompanhar as denúncias que surgirem dentro da Universidade e fazer com que o processo seja mais ágil”. Além disso, outras ações estão previstas para serem realizadas ao longo do ano, como uma pesquisa on-line sobre a situação atual da mulher em toda a USP e as possíveis mudanças de comportamento decorrentes das ações desenvolvidas.

Movimento ElesPorElas e Impacto 10x10x10 – O Movimento ElesPorElas (HeForShe) de Solidariedade pela Igualdade de Gênero foi criado pela ONU Mulheres para fornecer uma abordagem sistemática e uma plataforma direcionada pela qual um público global pode participar e se tornar agente de mudança a fim de atingir a igualdade de gênero no mundo todo. Isso requer uma abordagem inovadora e inclusiva que mobilize todas as pessoas de todas as identidades de gênero e de expressão a serem defensores e reconhecerem as formas pelas quais todos nós podemos nos beneficiar desta igualdade.

ElesPorElas convida todas as pessoas para caminharem juntas, como parceiros iguais para criar uma visão compartilhada de um mundo de igualdade de gênero e implementar soluções específicas, localmente relevantes para o bem de toda a humanidade.

Nesse sentido, a ONU Mulheres criou o Impacto 10x10x10 como um projeto piloto do movimento ElesPorElas. O Impacto 10x10x10 reúne os principais tomadores de decisão em governos, empresas e universidades ao redor do mundo para encontrar soluções e promover mudanças. Os Campeões do Impacto fazem da igualdade de gênero uma prioridade institucional desenvolvendo três compromissos inovadores e audaciosos para avançar e alcançar a igualdade de gênero para todas e todos. Esses líderes têm o potencial de mudar o mundo!

Os defensores de Impacto foram selecionados com base em seu alcance global e relevância e em sua vontade de utilizar integralmente sua trajetória e influência para realizar e inspirar mudanças no ensino superior. As atuais universidades campeãs de Impacto 10x10x10 do movimento ElesPorElas incluem a Georgetown University (Estados Unidos), a Universidade de Hong Kong (China), a Universidade de Leicester (Reino Unido), a Universidade de Nagoya (Japão), a Universidade de Oxford (Reino Unido), a Sciences Po (Paris), a Stony Brook University (of the State University of New York), a Universidade de Waterloo (Canadá) e a Universidade de Witwatersrand (África do Sul), além da Universidade de São Paulo (Brasil).

Para mais informações:
Amanda Talamonte – ONU Mulheres
Amanda.talamonte@unwomen.org

www.elesporelas.org