• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Universidade Federal do Espírito Santo apoia o movimento #ElesPorElas



10.12.2015


UFES  é a quarta universidade do país a se comprometer com a causa, que defende a quebra das barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingir seu potencial e a igualdade. Todos os homens presentes assinaram o compromisso, que já tinha sido assinado também pelo reitor, em nome da universidade

Universidade Federal do Espírito Santo apoia o movimento #ElesPorElas/

Direção da Universidade Federal do Espírito Santo assina engajamento pessoal e institucional com o movimento ElesPorElas ao lado da gerente de Programas da ONU Mulheres Ana Carolina Querino

A Ufes celebrou com uma série de atividades nesta quinta-feira, 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado nesta data em alusão ao aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que hoje completa 67 anos.

O dia começou com a participação da Universidade em uma cerimônia da Semana Estadual dos Direitos Humanos, realizada no Salão São Tiago, do Palácio Anchieta. Foi exibido um vídeo produzido pela TV Ufes (foto) em homenagem aos 20 anos do Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH), órgão que conta com representantes da Ufes desde a sua criação, pela Lei Estadual 5.165, de 20 de dezembro de 1995. Assista ao vídeo no link: http://migre.me/smxG0.

A solenidade contou com a presença do reitor Reinaldo Centoducatte, do vice-governador César Colnago, do coordenador estadual de Direitos Humanos Julio Pompeu, e de representantes de diversas entidades e movimentos sociais. Durante o evento, a estudante Andressa Eulália, integrante do movimento “Ocupa Reitoria”, leu um manifesto direcionado ao reitor.

Iniciativas – No período da tarde, as atividades continuaram no auditório do LabPetro, no campus de Goiabeiras. Após a abertura da solenidade pela vice-reitora da Ufes, Ethel Maciel, a diretora do Departamento de Direitos Humanos da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaeci) Brunela Vincenzi fez o lançamento do Observatório dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Ufes, que terá a função de acompanhar reiteradas violações de direitos humanos no Espírito Santo, em especial questões relacionadas à violência.

O professor do Departamento de Comunicação Fabio Goveia apresentou o webaplicativo Painel de Direitos Humanos, criado no Laboratório de Imagem e Cibercultura da Ufes (Labic), em co-financiamento com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com o objetivo de cartografar informações e notícias que colaboram com o empoderamento e proteção das minorias sociais no país, com foco nos temas: Negros, Indígenas, Mulheres e LGBT’s.

Na sequência, a Ufes assinou a adesão à campanha da ONU Mulheres: #ElesporElas, com a presença de Ana Carolina Querino, gerente de programas da entidade. Todos os homens presentes assinaram o compromisso, que já tinha sido assinado também pelo reitor, em nome da Universidade. A Ufes é a quarta universidade do país a se comprometer com a causa, que defende a quebra das barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingir seu potencial e a igualdade.

Durante este ato, a vice-reitora Ethel Maciel empossou a Comissão de Direitos Humanos da Ufes, composta por dezesseis integrantes da Universidade, entre professores, técnico-administrativos e estudantes, que acompanharão os assuntos relativos aos Direitos Humanos na instituição. Para Ethel, todas essas iniciativas representam o comprometimento da Ufes com a causa dos Direitos Humanos, a importância da garantia de direitos e a preservação da dignidade humana: “Queremos promover a cultura da paz na Universidade, e que isso se espalhe para a sociedade”, afirmou.