• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Igualdade de Gênero nas Cidades



30.09.2014


Igualdade de Gênero nas Cidades/

A ONU Mulheres em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Instituto Patrícia Galvão (IPG) e o Grupo de Pesquisa sobre Democracia e Desigualdades da Universidade de Brasília (Demode/UnB) lançam a plataforma “Cidade 50-50: todas e todos pela igualdade” para as eleições municipais de 2016: www.cidade5050.org.br/

O objetivo da iniciativa é que candidatas e candidatos participantes das Eleições de 2016 assumam compromissos públicos com os direitos das mulheres e meninas no momento eleitoral. Trata-se de uma iniciativa que se alinha com o processo de localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a iniciativa global da ONU Mulheres Por um Planeta 50-50 em 2030: um passo decisivo pela igualdade de gênero, ao trazer estas agendas mundiais para o nível local.

A agenda “Cidade 50-50” surge do reconhecimento da importância das políticas públicas municipais para a promoção da igualdade de gênero e para o empoderamento das mulheres no território das cidades, nas esferas pública e privada, na economia, na política, no ambiente de trabalho, na saúde, na educação, na cultura, no lazer, na mobilidade, no transporte público e outras áreas de incidência na cidadania. Para a ONU Mulheres, uma cidade onde mulheres e homens tenham oportunidades, condições e direitos em pé de igualdade de participação e decisão, ou seja, uma cidade 50-50, é uma cidade melhor para todas e todos.

Queremos saber das candidatas e dos candidatos: o que vocês podem fazer para construir uma cidade mais igualitária e democrática para todas e todos?