• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Grupo Nacional Assessor da Sociedade Civil (Brasil): Janeiro/2015 – Dezembro/2016


Conheça as assessoras da sociedade civil da ONU Mulheres para o período janeiro de 2015 a dezembro de 2016:

 

Aniram Lins Cavalcante: Integrante da Rede de Mulheres de Comunidades Extrativistas do Sul da Bahia, a qual fomenta a liderança das mulheres, estabelecendo medidas efetivas da sua inserção nos processos de direção e gestão das instituições representativas de pescadores e pescadoras na região do sul da Bahia. Foi delegada territorial e estadual na 2ª Conferência do Território Sul da Bahia de Políticas para as Mulheres e delegada nacional pela Bahia na 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres. É doutoranda em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Benilda Regina Paiva de Brito: Coordenadora de Direitos Humanos do ODARA – Instituto da Mulher Negra e consultora em gênero, raça e orientação sexuais em diversos estados brasileiros. Trabalhou na Prefeitura de Belo Horizonte durante 20 anos, foi coordenadora do Benvinda – Centro de Apoio à Mulher e gerente do Orçamento Participativo da Regional Nordeste e de Educação da Regional Norte. Integrou o Conselho Nacional Contra a Discriminação do Ministério da Justiça e a Comissão Técnica Nacional de Diversidade para Assuntos Relacionados à Educação dos Afro-Brasileiros (Cadara). Atuou como consultora da Organização Internacional do Trabalho (OIT) em Gênero e Raça para implantação da Convenção 111 contra Todas as Formas de Discriminação no Trabalho. Militante histórica do Movimento de Mulheres Negras, desde 1984, coordenou o Programa de Combate a Violência Doméstica e Racial contra a Mulher em Belo Horizonte, o qual participou da divulgação da primeira pesquisa do Brasil sobre o perfil das mulheres em situação de violência de BH. Pedagoga com especialização em Psicopedagogia, Recursos Públicos e Direitos Humanos, foi professora de Direitos Humanos na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).

Evane Lopes Dias Silva: Presidenta da Associação Quilombola do São Domingos, na cidade de Paracatu (MG) e coordenadora da Região Noroeste da Federação Quilombola de Minas Gerais, trabalha para o desenvolvimento, a garantia de direitos e o fortalecimento das comunidades e da mulher quilombola. É militante da Coordenação Nacional das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) e está cursando Bacharelado em Direito e Pedagogia.

Isabela Cruz: Licenciada em História pela Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná – UNICENTRO. Jovem ativista da comunidade quilombola Paiol de Telha. Pesquisadora em Cultura Afro-Brasileira e Comunidades Quilombolas do Paraná. Consultora na elaboração de projetos com comunidades quilombolas no Paraná. Representante Sul de Juventude na Articulação de  Organizações de Mulheres Negras Brasileiras – AMNB e  junto à CONAQ – Coordenação Nacional das Comunidades Negras Rurais. Coordenadora do Projeto Jovens Quilombolas Saudáveis- Paraná pela RMN – PR.

Jacira Melo: Graduada em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1982). Mestra em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP (1992). Atualmente, é Diretora Executiva do Instituto Patrícia Galvão – Mídia e Direitos, do qual é associada fundadora (2001). Trajetória marcada pelo ativismo feminista desde o final da década de 1970. É especialista na área de Comunicação Social e Política na perspectiva de direitos humanos, gênero, raça e etnia.

Jolúzia Batista: Sócia-fundadora e coordenadora do Coletivo Leila Diniz, que atua para o fortalecimento dos movimentos de mulheres e uma maior formação e integração política das mulheres e o enfrentamento da violência. De 2000 a 2012, foi diretora do Cedeca Casa Renascer, especializada na elaboração e acompanhamento de projetos de intervenção com abordagem psicossocial com crianças em situação de risco e violência contra a mulher. Coordenou a iniciativa para o monitoramento do Orçamento Público do Estado do Rio Grande do Norte sob a Perspectiva de Gênero (2008-2011) e foi secretária executiva do III Encontro ECPAT – Brasil (End child prostitution, pornography, trafficking of children for sexual purposes).

Jurema Werneck: Integrante de Criola, organização da sociedade civil conduzida por mulheres negras, que tem como missão instrumentalizar mulheres, adolescentes e meninas negras para ações de combate ao racismo, ao sexismo e à lesbofobia e para a melhoria das condições de vida da população negra. Compõe o Conselho Diretor do Global Fund for Women e o Conselho Curador do Fundo Brasil de Direitos Humanos. Foi secretária executiva da Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB), no período 2000-2006. Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ, é médica de formação.

Lívia Souza: Advogada, com Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (2005-2009) , em Porto Alegre (Rio Grande do Sul). Mestra em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011-2013). Sócia, assessora jurídica e co-coordenadora de projeto da ONG Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, situada em Porto Alegre/RS.

Mariana Rodrigues: Graduada em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Ibero-Americano, São Paulo, Brasil. Mestranda em Educação na Universidade Federal do Tocantins, com estudos sobre enfrentamento à violência de gênero na escola. Especialista em Gênero e Sexualidade pelo Centro Latino Americano de Sexualidade e Direitos Humanos – CLAM/UERJ e em Gestão de Organizações Não Governamentais pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – São Paulo. Atual colaboradora/tutora da Fundação Universidade Federal do Tocantins – UFT. Atua, desde 2009, na Liga Brasileira de Lésbicas-LBL nas pautas de Direitos Humanos, Organismos Internacionais e Educação. Conselheira suplente da LBL no Conselho Nacional de Combate a Discriminação à População LGBT, vinculado à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da Republica. Conselheira titular na Comissão Estadual de Promoção da Cidadania da População LGBT, vinculada à Secretaria de Defesa Social do estado do Tocantins.

Marlise Matos: Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher – NEPEM e do Centro do Interesse Feminista e de Gênero – CIFG da UFMG e respondeu pela coordenação geral da Rede Brasileira de Estudos e Pesquisas Feministas – RedeFem. Doutora em Sociologia e mestra em Teoria Psicanalítica, tem dedicado sua produção teórica, ensino e extensão para consolidar, aprofundar e difundir os estudos feministas no Brasil e incentivar avanços relacionados às questões dos direitos das mulheres.

Mirella Domenich: Jornalista e educomunicadora, com mestrado em Relações Internacionais e Estudos de Desenvolvimento pela University of East Anglia, Norwich, Reino Unido e MBA em Empreendedorismo e Gestão de Novos Negócios pela Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro. Gerente geral da ONG Streetfootballworld Brasil. Organização criadora e facilitadora da Comunidade de Aprendizagem do Futebol para o Desenvolvimento, o maior coletivo de organizações que trabalham com o futebol para o desenvolvimento no Brasil. Desde 2003, se dedica a trabalhos voltados ao desenvolvimento sustentável no Brasil e no continente africano.

Rebecca Tainã: Militante feminista descolonizadora de etnia cigana. Técnica em Agroindústria e Meio Ambiente pela Escola Técnica Agroindustrial JK – Pará. Palestrante em temas relacionados a Mulheres Ciganas, Gênero e Religiosidade. Atual membro e fundadora de duas redes de organização feministas: Coletivo de Jovens Feministas e Rede Latino Americana de Feministas Descolonizadoras. Desde 2008 atua como Conselheira do Conselho Nacional das Populações Tradicionais. Membro do Fórum de Populações e Comunidades Tradicionais do Pará. Delegada regional no Estatuto da Igualdade Racial. Membro do comitê inter-religioso do Estado do Pará.

Renata Thereza Fagundes Cunha: Consultora da Gerência de Responsabilidade Social do Serviço Social da Indústria (Sesi) Paraná, nas áreas de Sustentabilidade, Pesquisas Sociais, Investimento Social, Diversidade, Equidade de Gênero, Envelhecimento, entre outras. É Consultora da Comissão de Enfrentamento à Violência de Gênero da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Paraná (OAB-PR) e professora de pós-graduação nas áreas de Sociologia, Responsabilidade Social e Sustentabilidade na Faculdade de Ciências e Tecnologia do Paraná (Facet).Foi coordenadora técnica do Programa de Equidade de Gênero e Raça do Sistema da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e articuladora da Rede de Organizações Signatárias do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça da Secretaria de Políticas para as Mulheres no estado do Paraná. Desde a década de 1990, quando compôs o Fórum Popular de Mulheres do Paraná, tem se dedicado à luta pelos direitos das mulheres. Mestra em História Social do Trabalho pela Universidade de Campinas (Unicamp), tem formação em Sociologia.

Suzie Guarani: Integrante da Associação Indígena Guateka Marçal de Souza, que reúne os povos Kadiwéu, Guarani, Terena e Kaiowá e luta pelos direitos das populações indígenas. Participou do projeto Cuña (2010-2013), para promover o protagonismo e a incidência política de jovens mulheres indígenas, na fronteira Brasil e Paraguai, sobre a realidade de violações de direitos, especificamente a violação referente ao tráfico de mulheres indígenas. Liderou, ao longo de 2011, a mobilização de 20 mulheres indígenas formadas pelo projeto para convocar o 1º ATY Cuña da história do Brasil: uma assembleia de lideranças indígenas, pela primeira vez, formada só por mulheres. O encontro reuniu 500 indígenas. Em janeiro de 2013, no âmbito do projeto Cuña 2 ocorreu o 2º ATY Cuña, com o apoio de ONU Mulheres.

Vanessa Fonseca: Psicóloga com mestrado em psicossociologia de comunidades pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É coordenadora de programas do Promundo desde 2011. Trabalha com o tema de gênero desde 1999 através de pesquisas e ações em comunidades. Entre 2001 e 2005, coordenou projetos de prevenção a AIDS com lideranças de diversas comunidades do Rio de Janeiro. Em 2004, foi bolsista do Programa de Cooperação Técnica Brasil-França, em que realizou um estágio de três meses sobre trabalhos de prevenção à AIDS com adolescentes e migrantes em Paris, no Centro de Pesquisa e Informação para a AIDS.