• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Escola Nacional de Administração Pública faz adesão ao movimento ElesPorElas HeForShe



15.09.2017


ENAP tem o potencial de capacitar futuros gestores públicos para que criem, implementem e monitorem as políticas e tomem decisões a partir da lente de gênero visando a um futuro de igualdade entre homens e mulheres 

Escola Nacional de Administração Pública faz adesão ao movimento ElesPorElas HeForShe/noticias elesporelas heforshe

Presidente da ENAP, Francisco Gaetani, e representante da ONU Mulheres, Nadine Gasman, firmam compromisso
Foto: ONU Mulheres/Ana Carolina Querino

A Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) oficializou a sua adesão ao movimento ElesPorElas HeForShe pela igualdade de gênero, na última quarta-feira (13/9), em Brasília. A cerimônia contou com a presença do presidente da ENAP, Francisco Gaetani; e da representante da ONU Mulheres, Nadine Gasman. A atividade foi seguida pelo “Café com Debate”, uma roda de conversa entre especialistas e servidoras e servidores públicos sobre a igualdade de gênero dentro e fora da instituição. Juntamente com Nadine Gasman, compuseram a mesa do debate o pesquisador em Masculinidades, Gênero e Saúde, Eduardo Schwarz Chakora, e a coordenadora do projeto “Precisamos falar com os homens?” da ONU Mulheres, Amanda Lemos.

Como uma Escola de Governo do Poder Executivo Federal, a ENAP tem o potencial de capacitar futuros gestores públicos para que criem, implementem e monitorem as políticas e tomem decisões a partir da lente de gênero visando a um futuro de igualdade entre homens e mulheres. Para alcançar esse objetivo, é necessário garantir a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis na vida política, econômica e pública; bem como adotar e fortalecer políticas sólidas e legislação aplicável para a promoção da igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas.

Escola Nacional de Administração Pública faz adesão ao movimento ElesPorElas HeForShe/noticias elesporelas heforshe

Café com debate destacou papel dos homens para a igualdade de gênero
Foto: ONU Mulheres/Amanda Talamonte

Entre os compromissos da ENAP, estão a realização de uma campanha contínua de conscientização; formação de servidoras públicas brasileiras e da América Latina sobre conceitos, competências, ferramentas e estratégias para a promoção do acesso de mulheres em posições de liderança e decisão; e a capacitação de elaboradores e implementadores de políticas públicas da Administração Pública Federal Brasileira e da América Latina em relação a conceitos sobre igualdade de gênero, bem como sobre a evolução histórica dos direitos das mulheres e das principais políticas públicas construídas para o enfrentamento das desigualdades de gênero.

A ONU Mulheres espera que o compromisso da ENAP com o movimento ElesPorElas HeForShe seja o primeiro passo para um futuro em que o conceito de igualdade na administração pública é regra e não exceção.
Todas as pessoas podem assinar individualmente o compromisso ElesPorElas HeForShe pelo site. Acesse www.ElesPorElas.org e faça parte desse movimento!