• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

06.03.14 – Mensagem da Diretora Executiva da ONU Mulheres para o Dia Internacional das Mulheres 2014



06.03.2014


Mensagem da Subsecretária Geral das Nações Unidas e Diretora Executiva da ONU Mulheres

Phumzile Mlambo-Ngcuka

Igualdade para as mulheres: progresso para tod@s 

 

06.03.14   Mensagem da Diretora Executiva da ONU Mulheres para o Dia Internacional das Mulheres 2014/Hoje nos unimos às pessoas de todo o mundo para celebrar o progresso alcançado em favor dos direitos das mulheres, o empoderamento das mulheres e a igualdade de gênero. Por outro lado, observamos que o progresso tem sido lento, desigual e, em alguns casos, as mulheres e meninas estão enfrentando desafios novos e mais complexos.

Por esta razão, o Dia Internacional das Mulheres é também um dia para renovar nosso compromisso de trabalhar mais intensamente pela igualdade de gênero, junto com mulheres, homens, jovens e líderes de nações, comunidades, religiões e corporações.

Se atuamos com decisão, sabendo que o empoderamento das mulheres e meninas e o apoio à sua plena participação na sociedade podem resolver os desafios mais importantes do século XXI, encontraremos soluções duradouras para muitos dos problemas que existem no mundo atualmente. Desta maneira, seriam substancialmente abordados desafios importantes como a pobreza, a desigualdade, a violência contra as mulheres e meninas e a insegurança.

As mulheres dedicam a maior parte de sua renda ao bem-estar de sua família, suas filhas e filhos. Uma maior participação das mulheres no mercado de trabalho implica mais crescimento econômico. Erradicar a pobreza das mulheres acarreta uma redução significativa, e fundamental, da pobreza extrema em todo o mundo.

Se conseguirmos que as meninas permaneçam na escola por mais tempo, com uma educação de qualidade, conseguiremos que as mulheres jovens desempenhem plenamente sua função na sociedade, e construam famílias, comunidades e democracias mais sólidas.

Se fomentarmos a igualdade de oportunidades e eliminarmos as barreiras estruturais que impedem o empoderamento econômico das mulheres, reduziremos a desigualdade e potencializaremos um crescimento econômico inclusivo.

Se apoiarmos uma representação equitativa das mulheres em cargos de liderança, em processos de negociação de paz, em comunidades, na política, nas empresas e em instituições religiosas, conseguiremos um mundo mais justo, pacífico e seguro.
Se trabalharmos com homens e meninos, e unirmos nossas forças, envolveremos toda a humanidade num objetivo, que é responsabilidade de todas e de todos.

Com a celebração do Dia Internacional das Mulheres, recordamos e honramos àquelas mulheres, as quais, guiadas por mulheres sindicalistas, num dia como hoje, há mais de um século, alçaram sua voz para reivindicar melhores condições laborais, paz e alimento. Suas aspirações seguem vigentes ainda hoje.

Embora o progresso seja lento e desigual, continuamos lutando pela mudança. Também rendemos homenagem às inúmeras mulheres de todo o mundo que diariamente são capazes de transformar a realidade mediante suas tarefas cotidianas.

Quase 20 anos após a Conferência sobre as Mulheres celebrada em Pequim e 15 anos, após a Cúpula do Milênio, constatamos com orgulho os êxitos alcançados. Há mais mulheres trabalhando. Há mais meninas que frequentam a escola. Há menos mulheres que morrem durante a gravidez e o parto. E há mais mulheres em postos de liderança.

Porém, nenhum país do mundo alcançou a igualdade entre mulheres e homens, nem entre meninas e meninos, e as violações aos direitos das mulheres e meninas ainda são um ultraje. Por isso, temos que aproveitar as lições aprendidas e a certeza de que a igualdade a favor das mulheres leva ao progresso de todas e de todos. Temos que avançar com determinação e coragem, até conquistarmos os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e a elaboração de uma nova agenda para o desenvolvimento posterior a 2015.

Neste ponto, não podemos permitir que a metade da população seja deixada para trás. O século XXI deve ser diferente para todas as mulheres e meninas do mundo. Uma menina deve saber que o simples fato de ter nascido menina não implica que deva sofrer uma vida de penúrias e escassez. Nossos esforços devem garantir que:

ELA esteja a salvo da violência.

ELA tenha direitos humanos que sejam respeitados, inclusive os direitos reprodutivos.

ELA consiga o empoderamento econômico e em outros âmbitos, através da educação e da igualdade de oportunidades, participação e liderança.

Peço seu compromisso nestas três causas a favor DELA.

Vamos transformar a história, apostemos na justiça.

Hoje, e todos os dias, a ONU Mulheres defende firmemente os direitos das mulheres, o empoderamento das mulheres e a igualdade de gênero.

A igualdade para as mulheres é um progresso para tod@s.