• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Instituto Avon e Fundo Fale sem Medo financiarão projetos de combate à violência contra as mulheres



07.05.2014


Alocação de recursos específicos para o enfrentamento à violência incentiva a organização comunitária em atuação pelo acesso das mulheres à Lei Maria da Penha

 

O Instituto Avon anunciará, nesta quarta-feira (7/5), em São Paulo, novos investimentos para o Fundo Fale sem Medo. O evento contará com a presença da representante da ONU Mulheres Brasil, Nadine Gasman, de Maria da Penha Maia Fernandes e do presidente do Instituto Avon, Lírio Cipriani.

Em parceria com a ONU Mulheres e o Fundo Elas, o Fundo Fale Sem Medo aportou, em 2013, R$ 300 mil em 11 projetos desenvolvidos em comunidades de baixa renda do Rio de Janeiro. Dentre elas, destacaram-se: programas de rádio, gastronomia, esporte, música, mobilização comunitária, empreendedorismo feminino e formação especializada para gestoras de políticas públicas.

“O Instituto Avon assume novo protagonismo ao direcionar mais recursos ao Fundo Fale Sem Medo para o financiamento de projetos inovadores, voltados ao fim da violência contra as mulheres. A parceria com Fundo Elas evidenciou o potencial das lideranças comunitárias em promover ações de organização das mulheres no local onde vivem e criar soluções contra a violência de gênero”, considera a representante da ONU Mulheres Brasil, Nadine Gasman.

Com o patrocínio do Instituto Avon, o Fundo Elas promoveu oficinas e palestras sobre a Lei Maria da Penha e políticas públicas, enfrentamento ao racismo, comunicação, marketing, gerenciamento baseado em resultados e empreendedorismo.

Com o apoio da ONU Mulheres, a primeira seleção de projetos do Fundo Fale sem Medo teve a participação das seguintes organizações: CAMTRA – Casa da Mulher Trabalhadora, Movimento de Mulheres de São Gonçalo, Cepia, COMZO – Conselho de Mulheres da Zona Oeste, Ile Omolu Oxum – São João de Meriti, Associação de Mulheres do Morro do Alemão, Associação Instituto JC3 – São Gonçalo, Grupo Guerreiras, Associação Redes de Desenvolvimento da Maré, Associação de Mulheres de Ação e Reação, do Vidigal, e Trajetória, da Cidade de Deus.