• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

08.03.13 – ONU Mulheres lança um projeto piloto de aplicativo gratuito para celular e computador que reúne informações sobre os serviços de apoio a mulheres e meninas vítimas de violência



08.03.2013


Nesta sexta-feira 8 de março, Dia Internacional da Mulher, ONU Mulheres, UNICEF e ONU-Habitat, com apoio da Embaixada Britânica,  lançam um aplicativo gratuito para celular e computador que reúne informações sobre os serviços de apoio a mulheres e meninas vítimas de violência. O lançamento fará parte do evento comemorativo organizado pela Subsecretaria de Politicas para as Mulheres, em sua sede no Rio de Janeiro, às 13h. Já estão confirmadas as presenças da cônsul britânica, de representantes das três agências internacionais, de ONGs de luta pelos direitos da mulher, de lideranças comunitárias e de autoridades governamentais.

O aplicativo

A ferramenta foi desenvolvida para facilitar o acesso de mulheres e meninas vítimas de violência às informações e aos serviços de apoio existentes no âmbito da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres na cidade do Rio de Janeiro. Qualquer pessoa que tenha um smartphone ou computador com acesso à internet poderá usar o aplicativo e saber mais sobre os locais de atendimentos, conhecendo cada um dos serviços, como e em que momento acessá-los.

“A intenção é que essa ferramenta seja usada por mulheres e meninas que, apesar de conhecerem a Lei Maria da Penha, não sabem ao certo para onde se dirigir para receber atendimento, qual serviço procurar ou ainda onde obter mais informações sobre seus direitos”, diz Rebecca Tavares, representante da ONU Mulheres no Brasil.

 Para fazer o download, basta acessar diretamenteo link: http://216.119.149.140:8080/swomen.

“Cada menina, cada mulher tem o direito de viver sem violência. Mas, quando a violência acontece, precisamos garantir que ela encontre o apoio e atendimento necessário para superar essa situação e se proteger para que ela não se repita”, destaca Luciana Phebo, coordenadora do escritório do UNICEF no Rio de Janeiro.

 O projeto Safe Cities

O lançamento do aplicativo faz parte do projeto Safe and Friendly Cities for All, iniciativa da ONU Mulheres, UNICEF e ONU-Habitat. Seu objetivo é prevenir e reduzir a violência contra mulheres, jovens e crianças, especialmente meninas, aumentando a segurança e o bem-estar na capital carioca.

O ponto de partida do projeto foi um diagnóstico participativo com mulheres, homens e jovens, moradores de dez comunidades pacificadas – Batan, Prazeres, Cidade de Deus, Cantagalo/Pavão/Pavãozinho, Borel, Macacos, Complexo do Alemão, Salgueiro, Rocinha e Andaraí. Eles responderam questionários, dialogaram sobre os temas acerca da violência e participaram da construção do diagnóstico e das propostas para o enfrentamento dos problemas identificados.

Um dos pontos observados foi que as pessoas não conhecem a rede de serviços de apoio às vítimas de violência, não sabem a quem procurar, quais são os órgãos de assistência, como deve ser feito o encaminhamento de vítimas e o acompanhamento de cada caso – nas áreas de Saúde, Segurança, Justiça ou de apoio psicológico. O desconhecimento sobre essa rede levou à proposta de desenvolvimento do aplicativo.

“A maioria das pessoas desconhece os serviços, quais são os que funcionam melhor e quais os postos mais perto de suas casas. Essa falta de informação é comum a todas as comunidades que pesquisamos e por isso o aplicativo poderá ser de grande utilidade pública. A ferramenta é democrática e de fácil acesso e poderá ajudar a disseminar as informações sobre serviços e direitos, a fim de garantir a comunicação junto à rede e o atendimento seguro às vítimas de violência”, diz Rayne Ferretti, Coordenadora de Programas do ONU-Habitat para o Brasil.