• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Grafite pelo fim da violência contra as mulheres marcou o dia 25/11 no Rio de Janeiro



26.11.2014


Evento reuniu autoridades, grafiteiras e lideranças comunitárias no auditório do Cedim

 

Grafite pelo fim da violência contra as mulheres marcou o dia 25/11 no Rio de Janeiro/

Evento foi marcado por grafite em muro, inauguração de exposição e debate sobre enfrentamento à violência contra as mulheres
Foto: Gisele Netto

O Espaço Cultural Heloneida Studart, do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Rio de Janeiro (Cedim-RJ) foi o cenário escolhido para o lançamento da exposição “Pequim+20 em Graffiti” no Rio de Janeiro. Na tarde desta terça-feira (25/11), autoridades, grafiteiras e lideranças comunitárias se uniram na celebração pelo Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres.

O evento foi organizado pela ONU Mulheres em parceria com a Rede Nami, o Cedim e a Subsecretaria de Estado de Políticas para Mulheres do Rio de Janeiro, e contou ainda com uma oficina de grafite após a cerimônia de abertura. Sob a orientação das profissionais da Rede Nami, e inspirado pelos assuntos abordados, o público grafitou com spray os muros do Cedim.

A apresentação do evento ficou a cargo de Panmela Castro, presidente da Rede Nami. A mesa contou com as presenças de Ana Carolina Querino, gerente de Programas da ONU Mulheres Brasil, da subsecretária de Políticas para as Mulheres do Estado do Rio de Janeiro, Marta Dantas, da secretária de Políticas para as Mulheres da Prefeitura do Rio de Janeiro, Ana Rocha, do secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, João Carlos Mariano, da desembargadora Ivone Costa e da primeira-dama do Estado do Rio de Janeiro, Maria Lúcia Horta Jardim.

O lançamento da exposição Pequim+20 em Graffiti no Rio de Janeiro integra a campanha pelos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que começa no dia 25 de novembro e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Pequim+20 – Em 1995 aconteceu em Pequim a Quarta Conferência Mundial sobre as Mulheres. O resultado do encontro foi um acordo para trabalhar pela igualdade de gênero e para eliminar a discriminação contra mulheres e meninas em todo o mundo. O documento, chamado “Plataforma de Ação de Pequim”, lista 12 pontos prioritários de trabalho, além de ações detalhadas para alcançar seus objetivos estratégicos. Trata-se de um roteiro para o avanço da igualdade e do empoderamento das mulheres em todo o mundo.

Vinte anos depois, a campanha Pequim +20 “Empoderar Mulheres, Empoderar a Humanidade: Imagine!” se propõe a mobilizar governos, sociedade civil, mídia, ativistas, especialistas e o Sistema das Nações Unidas em torno dos direitos das mulheres e meninas. Trata-se de um momento histórico, pois, no contexto internacional serão definidos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) e a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015.

A exposição “Pequim+20 em Graffiti” é fruto de ação desenvolvida pela ONU Mulheres e Rede Nami no último Dia Internacional das Mulheres em Ceilândia, no Distrito Federal. Na ocasião, foram grafitados 12 painéis, cada um inspirado em um dos temas prioritários da Plataforma de Ação de Pequim, que são: Mulheres e pobreza; Educação e Capacitação de Mulheres; Mulheres e Saúde; Violência contra as Mulheres; Mulheres e Conflitos Armados; Mulheres e Economia; Mulheres no Poder e na liderança; Mecanismos institucionais para o Avanço das Mulheres; Direitos Humanos das Mulheres; Mulheres e a mídia; Mulheres e Meio Ambiente e Direitos das Meninas. A ação contou ainda com o apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo do Distrito Federal e do Instituto Avon.