• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

ONU Mulheres inicia ciclo de mobilização Pequim+20



22.05.2014


ONU Mulheres inicia ciclo de mobilização Pequim+20/

Assista aqui ao vídeo da campanha Pequim +20

A ONU Mulheres está fazendo uma mobilização internacional no contexto do 20º aniversário da 4ª Conferência Mundial sobre a Mulher, realizada em Pequim, no ano de 1995. Trata-se de um momento histórico que definiu, para o mundo, o conceito de gênero, a noção de empoderamento das mulheres e a estratégia de políticas transversais com perspectiva de gênero. Tornou-se, assim, um marco global para os direitos das mulheres e meninas.

Pequim + 20 se iniciou em 22 de maio e será construído até o ano de 2015 sob o lema “Empoderar Mulheres, Empoderar a Humanidade: Imagine!”. O objetivo é envolver uma rede global em torno do tema geral da Conferência de Pequim: empoderamento das mulheres e igualdade de gênero.

Em março de 2015, avanços e lacunas da Declaração e da Plataforma de Pequim serão discutidas na Comissão sobre a Situação da Mulher (CSW), culminando com um evento de alto nível na Assembleia Geral da ONU, em setembro. Será um posicionamento importante sobre a agenda pós-2015, propondo um modelo de desenvolvimento para o futuro em que a garantia dos direitos das mulheres, a autonomia e a igualdade de gênero fazem parte dos grandes debates e acordos mundiais.