• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Projetos


Governos | Empresas  | Projetos |  Estudos | Publicações | Vídeos |

 

Projetos/

Aperfeiçoar e aprofundar as respostas econômicas e sociais para garantir os direitos humanos das mulheres a uma vida digna e autônoma requer mobilização social, vontade política assertiva e o compromisso de atores públicos e privados. Criada a partir das reivindicações políticas dos movimentos de mulheres e feministas do mundo, a ONU Mulheres possui relação estreita com a sociedade civil. Dentre as iniciativas para promover o empoderamento econômico das mulheres, destaca-se o Fundo de Igualdade de Gênero. No Brasil, são projetos apoiados:

Trabalhadoras Domésticas – Construindo a Igualdade no Brasil – o projeto alcançou a capacitação econômica das mulheres, em especial as trabalhadoras domésticas, categoria mais atingida pela precarização do trabalho decente no país. Apoiando-se no debate com a sociedade civil, oito sindicatos estaduais, representando as cinco regiões do Brasil, e a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) tiveram suas lideranças expandidas e reforçadas. Por meio da sensibilização sobre direitos, as lideranças investiram na consolidação de parcerias com autoridades locais em defesa dos direitos trabalhistas da categoria, como determina a Convenção 189 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre trabalho decente para as trabalhadoras e trabalhadores domésticos. O projeto foi liderado pelas ONGs Themis e Fundo Elas.

Participação de homens e mulheres nos programas de transferência de renda condicionada – voltado a famílias inscritas no programa Bolsa Família, o projeto propôs intervenção integrada e avaliação de impacto para promover atitudes e comportamentos não violentos e equitativos, empoderamento econômico e a igualdade de gênero. Teve como objetivo principal apoiar e transformar a tomada de decisões relacionadas ao empoderamento econômico das mulheres em comunidades urbanas e rurais do Rio de Janeiro e de Pernambuco. O projeto foi implementado pelo Instituto Promundo e o Instituto Papai.