• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Liderança e participação política


Publicações: Norma Marco da Democracia Paritária |  Nota sobre Democracia Paritária

Mais conteúdos: Mulheres Indígenas | Mulheres Negras

Liderança e participação política/

Garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública e adotar e fortalecer políticas sólidas e legislação aplicável para a promoção da igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas em todos os níveis são algumas das metas globais do Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 – Igualdade de Gênero.

A ONU Mulheres promove a democracia paritária, um regime democrático justo e inclusivo que permite às mulheres liderar e participar de forma substantiva e igualitária da tomada de decisão, junto com os homens, para contribuir com a agenda pública com perspectiva de gênero.

No Brasil, a ONU Mulheres apoia a participação política de mulheres em todos os espaços de poder, formais e não formais, garantindo a sua diversidade e o fortalecimento dos movimentos de mulheres e feministas: negras, indígenas, ciganas, rurais, jovens. Saiba mais sobre democracia paritária.

Mulheres indígenas – o projeto Voz das Mulheres Indígenas é realizado por 22 multiplicadoras indígenas que reuniram aportes de mulheres de 104 povos indígenas brasileiros, para a construção de uma agenda nacional das mulheres indígenas referente ao enfrentamento à violência contra as mulheres e outras formas de opressão contra os povos indígenas, empoderamento e participação política, empoderamento econômico, direito à saúde, à educação, à segurança, à terra e conhecimentos tradicionais.

Liderança e participação política/

Mulheres negras – apoio à Marcha das Mulheres Negras contra o Racismo e a Violência e pelo Bem Viver e à articulação política das mulheres negras contra o racismo, o sexismo e de todas as formas de discriminação, visando melhores condições de vida para a população negra, consolidação da presença em fóruns internacionais e fortalecimento da representação em redes e articulações regionais, produção de conhecimento sobre bem viver, estudos e debates sobre feminismos negros e apoio à plataforma política da Rede de Mulheres Negras na América Latina e Caribe. Em março de 2017, a ONU Mulheres Brasil iniciou o desenvolvimento da estratégia de comunicação e advocacy político Mulheres Negras Rumo a Um Planeta 50-50 em 2030, baseada na Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável e na Década Internacional de Afrodescendentes. Confira: publicação sobre Mulheres Afrodescendentes, do Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos.

Liderança e participação política/

 

Mulheres rurais – apoio à articulação política de trabalhadoras rurais, do campo, da floresta e das águas pelo desenvolvimento sustentável, valorização da agricultura familiar, soberania alimentar, relações de trabalho justas e empoderamento das mulheres e de ações como a Marcha das Margaridas.

 

Liderança e participação política/

 

Mulheres jovens – o programa Jovens Mulheres Líderes: Programa de Fortalecimento em Questões de Gênero e Juventude organizou mentoria política para mulheres jovens indígenas, quilombolas, negras, LGBT e rurais. A iniciativa promoveu a troca de informações e perspectivas sobre seus trabalhos a favor do gênero e da juventude, promovendo uma aproximação de realidades e estilos de liderança para fortalecer suas militâncias pela inclusão de jovens mulheres nos espaços de debate e decisão.

 

Liderança e participação política/

 

Mulheres LGBTT – A ONU Mulheres apoio os direitos das mulheres lésbicas, bissexuais e trans por meio de campanhas e ações interagenciais, a exemplo da Livres e Iguais. Em 2016, foi uma das 12 agências que se posicionaram, em âmbito global, em defesa dos direitos LGBTT: “Dar fim à violência e à discriminação contra pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersex” .

Liderança e participação política/

Sustentabilidade da agenda e dos movimentos de Mulheres e Feministas – apoio ao debate sobre estratégias de sustentabilidade política do trabalho de advocacy de ativistas e organizações da sociedade civil.