• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Camila Pitanga – Embaixadora da ONU Mulheres Brasil


 Confira>> Galeria de fotos Engajamentos
Acesse: Mulheres Negras Rumo a um Planeta 50-50 em 2030 | onumulheres.org.br/camila-pitanga

Camila Pitanga   Embaixadora da ONU Mulheres Brasil/

 No Dia Internacional das Mulheres de 2017, ativistas dos movimentos de mulheres e feministas defenderam os seus direitos humanos, a igualdade de gênero e a eliminação das opressões de raça, etnia, orientação sexual, acessibilidade e outras formas de inclusão. Em meio às diversas bandeiras de luta por direitos, a ONU Mulheres Brasil homenageou, no #8M, a liderança das ativistas brasileiras que constroem um planeta inclusivo e igualitário, colocando-se na arena política de reflexão, negociação e ação em prol da igualdade de gênero.

Mulheres negras, indígenas, brancas, lésbicas, jovens, rurais, com deficiência, trabalhadoras domésticas, trabalhadoras de empresas, políticas e artistas são as indutoras iniciais da ciranda virtual “Por um planeta 50-50 em 2030: um passo decisivo pela igualdade de gênero”, iniciativa global da ONU Mulheres em apoio à Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável.

A ciranda virtual Planeta 50-50 se inicia com a embaixadora da ONU Mulheres Brasil, Camila Pitanga, num ciclo inclusivo de um conjunto de militantes dos movimentos sociais: Lúcia Xavier (Articulação de ONGs Mulheres Negras Brasileiras), Sônia Guajajara (Acampamento Terra Livre e Associação dos Povos Indígenas do Brasil), Schuma Schumaher (Articulação de Mulheres Brasileiras), Creuza Oliveira (Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas), Alessandra Lunas (Confederação das Trabalhadoras e Trabalhadores na Agricultura/Marcha das Margaridas), Heliana Hemetério (Liga Brasileira de Lésbicas), Adriana Dias (Comitê Deficiência e Acessibilidade da Associação Brasileira de Antropologia), Margaret Groff (Itaipu Binacional, Prêmio WEPs Brasil e Rede de Mulheres Executivas do Pará), a deputada federal Benedita da Silva e a jovem jornalista Juliana Gonçalves (Marcha das Mulheres Negras contra o Racismo e a Violência e pelo Bem Viver). A representante da ONU Mulheres Brasil, Nadine Gasman, e as atrizes Juliana Paes, defensora para a Prevenção e a Eliminação da Violência contra as Mulheres da ONU Mulheres, Taís Araújo e Jéssica Ellen completam o grupo inicial da ciranda Planeta 50-50.

 

Camila Pitanga   Embaixadora da ONU Mulheres Brasil/

 

“Quantos preconceitos uma mulher precisa superar ao longo da vida?”. Essa é a pergunta da atriz Camila Pitanga, a Embaixadora da ONU Mulheres no Brasil, em um dos vídeos da nova campanha do movimento ElesPorElas HeForShe. Visando a mobilizar a sociedade a assinar o compromisso pela igualdade de gênero no site www.ElesPorElas.org e discutir questões mais sensíveis enfrentadas pelas mulheres no Brasil e no mundo, a campanha contou com o apoio de dez artistas e atletas brasileiros: Camila Pitanga, Mateus Solano, Sheron Menezzes, Bruno Gagliasso, Marcelo D2, Preta Gil, Lea T, Amanda Nunes, Anselmo Vasconcelos e Erico Brás, que aparecem em filmes, anúncios e peças de mobiliário urbano, indoor media e Internet. O objetivo é ampliar o diálogo sobre os direitos das mulheres e impulsionar os progressos para alcançar a igualdade de gênero.

 

Camila Pitanga   Embaixadora da ONU Mulheres Brasil/

Dia Internacional das Mulheres com consciência, respeito, equidade salarial, fim da violência e fim do racismo. Estes são os pedidos que a embaixadora da ONU Mulheres Brasil, Camila Pitanga, fez em favor dos direitos das mulheres brasileiras, da igualdade de gênero e do empoderamento as mulheres durante todos os dias do ano.

Em mensagem em vídeo, a atriz conclamou, em 2016, a igualdade de oportunidades e os direitos iguais como homenagem a todas as brasileiras, propondo a hastag #trocopresenteporigualdade “Você, homem, mulher, governo, sociedade, é capaz de dar este presente? Reconhecer que temos os mesmos direitos? Que este dia te estimule a repensar”, propõe a atriz em apoio à iniciativa global “Por um planeta 50-50: um passo decisivo pela igualdade de gênero” em apoio à Agenda 2030 da ONU por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Ativistas, artistas e personalidades gravaram mensagens sobre o Dia da Mulher Afrolatinoamericana, Afrocaribenha e da Diáspora, celebrado no 25 de julho de 2017. Internautas em geral foram convidadas e convidados a postar vídeos nas redes sociais, com as hastags #DiaDasMulheresNegras e #JulhoDasPretas. Confira a mensagem da embaixadora da ONU Mulheres Brasil.

 

Camila Pitanga   Embaixadora da ONU Mulheres Brasil/

A epidemia do vírus Zika provocou diferentes impactos na vida das mulheres brasileiras, em idade reprodutiva, revelando a necessidade de fortalecer o acesso e a garantia de direitos e saúde sexual e reprodutiva.

A primeira fase da mobilização de comunicação da ONU Mulheres começou, em março de 2016, por meio do engajamento voluntário da embaixadora da ONU Mulheres Brasil, Camila Pitanga, na campanha nacional de comunicação do Ministério da Saúde de combate ao Aedes Aegypti.

Camila Pitanga   Embaixadora da ONU Mulheres Brasil/