• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Defensoras de Direitos Humanos


Defensoras de Direitos Humanos/

Contexto

Para a ONU Mulheres, defensora de direito humano é toda mulher que atua pela promoção ou proteção dos direitos humanos e toda pessoa que defende os direitos humanos das mulheres ou trabalha pela igualdade de gênero. Globalmente, defensoras e defensores de direitos humanos, que atuam dentro de movimentos sociais, de forma autônoma ou como parte das organizações da sociedade civil, enfrentam severos desafios para defenderem direitos livres de ameaças e violências.

Projetos e iniciativas que contam com o envolvimento de ONU Mulheres, como o projeto “Voz das Mulheres Indígenas”, que fortalece a mobilização das mulheres indígenas em torno às suas pautas prioritárias, a estratégia de comunicação e advocacy político “Mulheres Negras Rumo a um Planeta 5050 em 2030”, tem alertado sobre o aumento das ameaças e violências contra as mulheres defensoras dos direitos humanos e os riscos de deterioração de espaços de segurança para conduzirem seu ativismo.

As crescentes demandas das organizações da sociedade civil em torno de sua proteção impulsionaram a decisão da ONU Mulheres Brasil, a partir de 2016, de examinar seu papel específico na prevenção da violência contra mulheres defensoras de direitos humanos no Brasil, por meio de diálogo e troca de experiências com as próprias defensoras, suas organizações e os mecanismos nacionais e regionais já existentes. Abriu-se, portanto, caminho para o desenvolvimento de uma estratégia de trabalho emergente orientada às defensoras, que culminou no projeto “Conectando Mulheres, Defendendo Direitos”.

O Projeto

“Conectando Mulheres, Defendendo Direitos”, um projeto de 40 meses, que vem sendo implementado pela ONU Mulheres com o apoio da União Europeia até o fim de 2022, apoiará as mulheres defensoras de direitos humanos no Brasil em seus esforços para promover e sustentar suas estratégias de prevenção e resposta a violações de direitos humanos e violências contra mulheres e meninas. Espera-se que a ação contribua para que as mulheres, em toda a sua diversidade, exerçam seu direito a defender direitos livres de violências e ameaças. A proposta, elaborada com as contribuições de organizações parceiras visa fortalecer a solidariedade, as habilidades e as estratégias de comunicação entre defensoras de direitos humanos para alerta precoce e autoproteção. Trata-se de um projeto implementado em diálogo com o Alto Comissariado de Direitos Humanos e alinhado com as estratégias de diferentes áreas temáticaas em ONU Mulherse, tais como Liderança e Participação Política e a Agenda de Mulheres, Paz e Segurança.