Anunciando um marco histórico pela igualdade de gênero: A contagem regressiva para o Fórum Geração Igualdade de 2021 começa

O Governo do México, juntamente com a ONU Mulheres, o Governo da França, em parceria com a sociedade civil e a juventude, anuncia o Fórum Geração Igualdade na Cidade do México, que será lançado em virtualmente de 29 a 31 de março de 2021.

Cidade do México, 3 de março. Hoje, o Governo do México, junto com a ONU Mulheres e o Governo da França, em parceria com a sociedade civil e organizações de juventude, anunciaram o próximo Fórum Geração Igualdade na Cidade do México. Este evento marcante, organizado pelo Governo do México, tem como objetivo catalisar ações urgentes para o alcance da igualdade de gênero e para a promoção dos direitos humanos de mulheres e meninas.

 
Martha Delgado, Subsecretária para Assuntos Multilaterais e Direitos Humanos; Nadine Gasman, Presidente do Instituto Nacional da Mulher (INMUJERES) e Phumzile Mlambo-Ngcuka, subsecretária-Geral das Nações Unidas e diretora executiva da ONU Mulheres, anunciaram os detalhes do evento, que visa impulsionar e dar visibilidade às lideranças, à sociedade civil e aos movimentos feministas que buscam a igualdade de gênero em todo o mundo. Belen Sanz, Representante da ONU Mulheres no México, Elvira Pablo, Representante do Grupo de Trabalho de Jovens, e Jérôme Audin, Ministro Conselheiro na Embaixada da França no México também participaram do anúncio do lançamento.

A urgência do Fórum Geração Igualdade foi intensificada pela pandemia da COVID-19, que exacerbou as desigualdades de gênero existentes, causando aumento da violência contra mulheres e meninas em todo o mundo, bem como consequências econômicas negativas desproporcionais para elas. Em um momento crítico para a mudança, o Fórum avaliará os impactos urgentes da crise global da COVID-19 sobre os direitos das mulheres e meninas, e reforçará a necessidade de colocar a igualdade de gênero no centro dos planos globais de recuperação. O Fórum no México ampliará o poder e a voz das feministas, da juventude e dos movimentos populares neste momento urgente, e renovará as ações para a implementação da Declaração e Plataforma de Ação de Pequim.

 
O Fórum Geração Igualdade da Cidade do México é uma reunião global centrada na sociedade civil, composta de múltiplas partes interessadas, para impulsionar ações urgentes e responsabilização sobre a igualdade de gênero. O evento acontecerá virtualmente de 29 a 31 de março de 2021, marcando o início da jornada do Fórum. Um segundo evento, o Fórum Geração Igualdade em Paris, França, acontecerá em junho de 2021. O Fórum do México vai inspirar e impulsionar uma ação urgente que culminará com o anúncio de compromissos e investimentos pioneiros em igualdade de gênero no evento de Paris. As inscrições para o Fórum Geração Igualdade no México estão abertas até o dia 19 de março por meio da plataforma do Fórum, no link https://forogeneracionigualdadmx.vfairs.com/. O evento acontecerá virtualmente devido à atual pandemia e oferecerá sessões em horários ajustados para promover a participação mais ampla de pessoas de todas as regiões do mundo, em diversos fusos horários.  


O evento do México homenageia o legado da Plataforma de Ação de Pequim, destacando o poder do ativismo baseado em gênero, e aproveita a oportunidadepara posicionar ativistas, jovens, organizadores e organizadoras como centrais no desenvolvimento da agenda de igualdade de gênero. O Forúm proporcionará, portanto, espaço para desenvolver uma agenda feminista multilateral e incluirá, também, um evento paralelo do Governo do México, com o objetivo de criar uma aliança multilateral de países para promover a igualdade de gênero. O evento também apresentará o trabalho das Coalizões de Ação da Geração Igualdade, um conjunto de parcerias globais, inovadoras, composta por diversas partes interessadas, que mobilizará governos, sociedade civil, organizações internacionais, filantrópicas e o setor privado. Lideranças dessas coalizões apresentarão o esboço de seus projetos catalizadores dos direitos das mulheres - nas áreas de justiça econômica, violência contra as mulheres, justiça climática, autonomia sobre o corpo, a saúde e os direitos sexuais e reprodutivos, tecnologia e inovação, e movimentos feministas e lideranças. Um Pacto adicional sobre Mulheres, Paz e Segurança e Ação Humanitária trabalhará para impulsionar a ação e a responsabilização por esta agenda.


 Anunciando a contagem regressiva para o Fórum do México, Nadine Gasman, presidente do Instituto Nacional da Mulher do México, disse: "O Fórum do México colocará a agenda dos direitos das mulheres e meninas no centro, destacando as vozes das organizações de base como aceleradores da mudança social . O Fórum oferece uma nova maneira de unir nossas vozes; um espaço horizontal onde diversos movimentos feministas de todas as gerações se reúnem com governos, organizações internacionais e o setor privado para alcançar a igualdade que mulheres e meninas merecem."


"O Fórum Geração Igualdade estabelecerá linhas de trabalho claras e fará um forte apelo à ação para encorajar as diferentes partes que participaram deste processo a se comprometerem ao mais alto nível para alcançar os objetivos do Fórum. Convido você a se juntar a nós neste esforço e a transformar nossa realidade para o benefício de todos e todas", disse Martha Delgado, Subsecretária de Assuntos Multilaterais e Direitos Humanos.


"Os efeitos desproporcionais da COVID-19 nas vidas de mulheres e meninas tornam o Fórum Geração Igualdade mais necessário do que nunca", acrescentou Phumzile Mlambo-Ngcuka, diretora executiva da ONU Mulheres. "Esta é uma oportunidade única para que as partes interessadas, em todos os setores da sociedade, estabeleçam compromissos que garantam uma recuperação pós-pandemia com igualdade de gênero, com foco nos direitos das mulheres e meninas em todo o mundo".

Notas aos Editores

 

  1. Para maiores informações sobre o Fórum Geração Igualdade na Cidade do México, entre em contato com Isabel González Flores, Secretariado Fórum Geração Igualdade Isabel.g.flores@gmail.com, + 525565252263 Miguel Trancozo Treviño, Especialista em Comunicação, Fórum Geração Igualdade - México, m.trancozotrevino@unwomen .org, +525538366192. 
  2. Você pode se inscrever no Fórum Geração Igualdade neste link.
  3. O Fórum Geração Igualdade da Cidade do México é uma reunião de diversas partes interessadas, centrada na sociedade civil global, para impulsionar ações urgentes e responsabilização sobre a igualdade de gênero. Por meio de processos de criação e consulta diversificados e inclusivos, o Fórum reunirá defensoras feministas de todo o mundo. Assumindo uma perspectiva interseccional, abrirá espaços para o diálogo intergeracional para fomentar ações fortes. Como um movimento global por ação urgente e responsabilização pela igualdade de gênero, o Fórum promoverá uma mudança sistêmica e transformadora que acelera a implementação da histórica Declaração e Plataforma de Ação de Pequim, e leva igualdade de gênero, resiliência e sustentabilidade a um mundo afetado pela COVID -19. Reafirmando o valor do multilateralismo, o Fórum incluirá a liderança e o compromisso da sociedade civil, governos, academia, organizações internacionais, coletivos, grupos comunitários, empresas, cidades, parlamentos, sindicatos e mídia, entre outras partes interessadas, com ênfase em parcerias intergeracionais e diversas.

O Fórum do México pretende celebrar e reconhecer toda a diversidade de mulheres e meninas, colocando um foco especial no envolvimento e ampliação das vozes de meninas, adolescentes, jovens e mulheres rurais, afrodescendentes, mulheres indígenas, defensoras da terra, mulheres com deficiências, mulheres com orientações e identidades sexuais diversas.