Igualdade de gênero: da Parceria de Biarritz ao Fórum Geração Igualdade Pequim + 25

Égalité entre les femmes et les hommes : du Partenariat de Biarritz au Forum Génération Égalité Pékin+25

A igualdade de gênero é um aspecto central da paz, segurança e desenvolvimento sustentável. Em 2015, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável estabeleceu o alcance da igualdade de gênero como uma meta autônoma e como um pré-requisito para atingir todas as outras metas.

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável baseia-se nas quatro anteriores Conferências Mundiais da ONU sobre Mulheres na Cidade do México em 1975, Copenhague em 1980, Nairóbi em 1985 e Pequim em 1995.

A hora de agir é agora.

Na Cúpula do G7 em Biarritz, o Conselho Consultivo para a Igualdade de Gênero (GEAC) do G7, criado sob a presidência canadense, fez recomendações concretas para alcançar a igualdade de gênero. O Presidente francês convidou o GEAC a se reunir próximo da 74ª sessão da Assembleia Geral da ONU com o objetivo de internacionalizar a Parceria de Biarritz para a Igualdade de Gênero, que visa criar uma coalizão de Estados empenhados em melhorar seu quadro legislativo para alcançar a igualdade de gênero.

Este evento paralelo, organizado pelos Ministros das Relações Exteriores da França e do México, Jean-Yves Le Drian e Marcelo Ebrard e co-patrocinado pela ONU Mulheres, fará uma mensuração dos resultados da igualdade de gênero da Cúpula de Biarritz e do trabalho do GEAC (do qual a diretora executiva da ONU Mulheres é integrante) e apresentar oficialmente o Fórum Geração Igualdade que ocorrerá no México em maio de 2020 e em Paris em julho de 2020.

A diretora executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Nguka, a Ministra de Estado da França para a Igualdade de Gênero e Luta contra a Discriminação, Marlène Schiappa, e a Presidente do Instituto Nacional para as Mulheres do México, Nadine Gasman Zylbermann, participarão do evento.

O evento paralelo destacará anúncios de representantes ministeriais de governos (que gostariam de participar da Parceria de Biarritz e do Fórum Geração Igualdade), da sociedade civil e de organizações do setor privado envolvidas no Fórum. Ao mesmo tempo, ONU Mulheres, França e México apresentarão o conceito das Coalizões de Ação que serão o resultado do Fórum Geração Igualdade e buscarão compromissos antecipados sobre as questões..