Fórum Geração Igualdade toma impulso: As Coalizões de Ação divulgam uma prévia de suas recomendações e lançam uma forte chamada para compromissos

Nova York, 8 de março de 2021: Lideranças envolvidas no Fórum Geração Igualdade 2021 pediram novos e ambiciosos compromissos globais para impulsionar o progresso na igualdade de gênero. As Coalizões de Ação do Fórum são parcerias novas e inovadoras - incluindo governos, movimentos e organizações de feministas e da juventude, o setor privado e organizações internacionais - que hoje divulgarão uma prévia das ações que consideram críticas para a criação de sociedades com igualdade de gênero à medida que o mundo se reconstrói depois da COVID-19. Também pedirão que outros e outras se juntem a eles e elas como tomadores de compromisso em seus esforços marcantes para acelerar o investimento e a implementação dos direitos das mulheres e meninas. Seu apelo urgente reflete a preocupação de que a igualdade de gênero - prejudicada pela pandemia da COVID-19 - precisa de investimento e foco redobrados para que as mulheres e meninas do mundo não fiquem para trás.

O Fórum Geração Igualdade 2021, uma iniciativa da ONU Mulheres, com os governos da França e México, e em parceria com a sociedade civil e as juventudes terá início na Cidade do México em março de 2021 e culminará em Paris em junho de 2021 - o Fórum tem como objetivo impulsionar importantes compromissos financeiros e políticos para a igualdade de gênero.

 

As Coalizões de Ação estão destacando as etapas de ação concretas que consideram centrais para uma nova e ousada agenda feminista nos próximos 5 anos. Os exemplos incluem: 

  • Passos importantes imoim para acabar com a violência contra mulheres e meninas, incluindo a introdução e implementação acelerada de leis e políticas que proíbem todas as formas de violência de gênero, protegendo mais de 550 milhões de mulheres e meninas em todo o mundo.

  • Uma redefinição global do trabalho de cuidado e a igualdade de remuneração, incluindo esforços para influenciar políticas públicas para reconhecer, reduzir e redistribuir o trabalho de cuidado não remunerado, juntamente com a criação de 80 milhões de empregos de cuidado decentes.

  • Colocando Mulheres e Meninas no centro das novas economias digitais e verdes, alimentando a criação de empregos e oportunidades de liderança, dobrando a proporção de mulheres que trabalham em tecnologia e inovação e acelerando o investimento em soluções climáticas com perspectiva ao gênero.

  • Reduzir pela metade a atual lacuna digital global de gênero enfrentada por meninas e mulheres, garantindo que mais 600 milhões de mulheres possam acessar a internet e mais 350 milhões de mulheres e meninas tenham acesso a um telefone celular.

  • Empoderar mulheres e meninas para que elas possam tomar suas próprias decisões sobre suas vidas sexuais e reprodutivas, estendendo a educação sexual abrangente a mais 50 milhões de jovens e mudando normas, leis e políticas para capacitar pelo menos 260 milhões de meninas, adolescentes e mulheres a exercitar sua autonomia corporal e seus direitos sexuais e reprodutivos.

  • Aumentar os recursos para grupos de mulheres feministas, liderados por organizações de juventudes e de base, incluindo fundos para mulheres, dobrando a taxa de crescimento anual de seu financiamento.

O Fórum Geração Igualdade responde ao fato de que 26 anos após a histórica Quarta Conferência Mundial das Mulheres em Pequim, sobre igualdade de gênero, não foi acompanhada por ação e implementação. Como resultado, 20% das mulheres e meninas anualmente relatam experiências de violência sexual e física, 20% são casadas antes dos 18 anos e 55% são incapazes de tomar suas próprias decisões sobre contracepção, sexo consensual e saúde. As mulheres realizam três vezes mais trabalho não remunerado do que os homens. Mesmo antes da COVID-19, o Fórum Econômico Mundial previu que levaria 257 anos para eliminar a lacuna econômica global de gênero. A COVID aumentou as desigualdades existentes, com relatos de aumento da violência contra as mulheres, bem como maiores impactos econômicos adversos causados tanto pelo aumento da prestação de cuidados não remunerados quanto pelo fato de as mulheres trabalharem em empregos mais precários, mal remunerados e informais. Mulheres negras e indígenas enfrentam riscos e barreiras agravados.
 
As ações preliminares iniciais das Coalizões de Ação podem ser vistas  aqui. Os planos completos detalhando as agendas preliminares de cada Coalizão de Ação serão revelados no Fórum Geração Igualdade na Cidade do México, do dia 29 a 31 de março e os compromissos para as Coalizões de Ação serão anunciados em Paris em junho de 2021. As inscrições para o evento do México já estão abertas  neste link. Mais informações sobre o Fórum da Cidade do México podem ser encontradas aqui

Saudando o trabalho inicial das Coalizões de Ação e enfatizando a importância de sua agenda, Phumzile Mlambo-Ngcuka, diretora executiva da ONU Mulheres, disse: "A pandemia teve um impacto desastroso na vida de mulheres e meninas e foi um grande retrocesso no esforço para alcançar a igualdade em nossa geração. O Fórum Geração Igualdade - impulsionado pelo trabalho das Coalizões de Ação - é uma oportunidade única durante a década para permanentemente mudar o rumo. Apelamos aos governos, empresas e organizações em todo o mundo para se juntarem ao nosso urgente impulso de ações e compromissos." 

Para obter mais informações sobre como se tornar um criador ou criadora de compromissos do Fórum Geração Igualdade, as organizações interessadas podem ver as perguntas frequentes  ou preencher uma expressão de interesse  no site do Fórum Geração Igualdade, forum.generationequality.org.    
 

Notas aos Editores 

  1. Para mais informações, entre em contato com Clare Winterton, ONU Mulheres, clare.winterton@unwomen.org, +1 415 867 6525 ou Nancy McCarthy em Relações Públicas da Ogilvy, +1 212.880.5366 / celular (917) 549-0233. 

  1. As Coalizões de Ação são parcerias inovadoras , compostas de várias partes interessadas, que irão mobilizar governos, sociedade civil, organizações internacionais e o setor privado para catalisar ações, impulsionar investimentos e entregar resultados concretos e revolucionários para a igualdade de gênero. As Coalizões se concentrarão em seis temas: Violência Baseada em Gênero; Justiça e Direitos Econômicos, Autonomia Sobre o Corpo, a Saúde e os Direitos Sexuais e Reprodutivos; Ação Feminista pela Justiça Climática; Tecnologia e Inovação para Igualdade de Gênero; e MovimentosFeministas e Liderança. Será formado, ainda, um novo Pacto para Mulheres, Paz e Segurança e Ação Humanitária, que trabalhará para impulsionar a ação e responsabilização por esta agenda. 

  1. O Fórum Geração Igualdade México acontecerá virtualmente do dia 29 a 31 de março, marcando o início da jornada do Fórum. O evento é uma reunião da qual participam múltiplas partes interessadas, centrada na sociedade civil global para impulsionar ações urgentes e a responsabilização sobre a igualdade de gênero. Isso colocará a agenda dos direitos das mulheres e meninas na vanguarda, trazendo para o centro as vozes das organizações de base como aceleradoras da mudança social. Por meio de processos de criação e consulta diversificados e inclusivos, o Fórum reunirá defensoras feministas de todo o mundo. O Fórum promoverá uma mudança sistêmica e transformadora para acelerar a implementação da histórica Declaração e Plataforma de Ação de Pequim, levando igualdade de gênero, resiliência e sustentabilidade a um mundo afetado pela COVID-19.