Comunicado de Imprensa Conjunto do Presidente da República Francesa e da diretora executiva da ONU Mulheres: Datas do Fórum Geração Igualdade em Paris

Hoje, dia 8 de março de 2021, celebramos o Dia Internacional da Mulher. Há um ano, convidamos milhares de pessoas para se juntarem a nós em julho de 2020 para o Fórum Geração Igualdade, a reunião mais significativa para a igualdade de gênero desde a Quarta Conferência Mundial sobre Mulheres realizada em 1995 em Pequim, China.

Desde o ano passado, a pandemia da COVID-19 aprofundou ainda mais as desigualdades de gênero, impactando as mulheres de forma desproporcional, pois elas estiveram na linha de frente da resposta e da recuperação. À medida que reconstruímos as sociedades, é urgente agir em um contexto global de maior resistência aos direitos das mulheres.

Durante esta crise sanitária, não desistimos, muito pelo contrário. Apesar da pandemia, por causa da pandemia, redobramos nossos esforços. Estamos mais determinados e determinadas do que nunca a progredir e seguir em frente. É por isso que temos o prazer de anunciar hoje a data de remarcação do Fórum Geração Igualdade, que será realizado em Paris no dia 30 de junho a 2 de julho de 2021. Reuniremos governos, organizações internacionais, sociedade civil, juventudes, setor privado e ativistas de todo o mundo para assumir compromissos concretos, ambiciosos e sustentáveis para alcançar a igualdade de gênero. Essa convocação será a culminação de um processo lançado no México no dia 29-31 de março de 2021.

Convidamos você a se juntar a nós para reafirmar a importância do multilateralismo por meio de nossas ações - para dar às meninas igualdade de acesso à educação, para permitir que as mulheres decidam autonomamente sobre seus corpos, para acabar com a violência contra mulheres e meninas, para permitir que as mulheres tenham oportunidades iguais que os homens na economia, na sociedade e na tomada de decisões, para apoiar os movimentos feministas e as defensoras dos direitos humanos das mulheres. Quando promovemos e defendemos os direitos das mulheres, que são direitos humanos universais, construímos sociedades mais justas. Juntos, vamos tornar a Geração Igualdade uma realidade.