• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Mulheres do Sul da Bahia se mobilizam pelo empoderamento econômico



07.05.2014


Com atuação desde 2009, Rede de Mulheres Pescadoras e Marisqueiras do Sul da Bahia envolve diretamente 600 trabalhadoras

 

“A Rede de Mulheres Pescadoras e Marisqueiras foi criada com o apoio da ONU Mulheres por meio de edital sobre o empoderamento econômico. Começamos a trabalhar com as lideranças das comunidades para que fossem multiplicadoras de conhecimento”, conta Aniram Lins Cavalcante. Ela é uma das coordenadoras da Rede de Mulheres Pescadoras e Marisqueiras do Sul da Bahia e integrante do Grupo Nacional Assessor da ONU Mulheres Brasil.

Os primeiros passos da organização foram dados em 2009, quando buscava parcerias para mudar a realidade das mulheres da região. “Trabalhamos pelo empoderamento e pela melhoria das condições de vida das marisqueiras, que vivem no mangue num trabalho de risco”, aponta Aniram. Constituíram um rol de apoiadores que envolve a Universidade Estadual de Santa Cruz, a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia e outras organizações internacionais como a Fundação CRUI e a HUB Mercosul.

A Rede de Mulheres Pescadoras e Marisqueiras do Sul da Bahia alcança diretamente 600 mulheres e, indiretamente, 2.000. “Buscamos alternativas de renda para as mulheres, a exemplo da produção de doces e compostas. Nesse momento, estamos trabalhando na criação de uma fábrica”, anuncia
Aniram. A diversidade é a tônica da região, composta por mulheres negras, quilombolas, indígenas e trabalhadoras de pesca e marisco.

Dentre as ações realizadas pela Rede e seus parceiros, estão oficinas sobre saúde e fisioterapia, orientações e atividades de prevenção à violência contra as mulheres, qualidade da água e desenvolvimento sustentável. A Rede presta apoio às mulheres para acessarem direitos trabalhistas e previdenciários, tais como INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e seguro desemprego. A habitação é outra frente de atuação. “Estamos apoiando as mulheres nos programas de habitação do governo federal, porque a maior parte delas vive em barracos e casas de pau a pique. É muito comum que vivam 10, 12 pessoas numa mesma casa”, explica Aniram Cavalcante.

Integrada às ações do II Encontro Nacional da Rede de Mulheres Pescadoras e Marisqueiras do Sul da Bahia, que acontece nos dias 8 e 9 de maio, em Ilhéus, está programada visita da representante da ONU Mulheres Brasil, Nadine Gasman, às comunidades. Haverá conversa com mulheres em Colônia de Pescadores e visitação em quatro associações. De acordo com Aniram, “as mulheres se empoderaram nas associações antes lideradas em massa pelos homens. Em muitas delas, são presidentas, diretoras e tesoureiras”.

Para Nadine Gasman, “o empoderamento econômico das mulheres é um dos principais objetivos da ONU Mulheres. Reconhecer o valor do trabalho feminino, enfrentar a divisão sexual do trabalho, aquela que torna o trabalho das mulheres invisível, e incentivar a atuação em redes das mulheres e o impacto de suas ações em suas comunidades, estão entre os pontos centrais para promover o empoderamento econômico. É um orgulho para a ONU Mulheres Brasil ter apoiado a Rede de mulheres Pescadoras e Marisqueiras do Sul da Bahia a ter dado os primeiros passos que hoje fazem a diferença na vida de duas mil mulheres”.