• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Ellen Oléria e Ney Matogrosso figuram exposição “Eu te desafio a me amar” pelos direitos humanos de LGBTs



13.05.2014


Com realização do Inesc, iniciativa tem o apoio da ONU Mulheres, OPAS, Organização Mundial da Saúde e do Reino Unido dos Países Baixos. Público do Distrito Federal poderá conferir a mostra até 30/5

 

Ellen Oléria e Ney Matogrosso figuram exposição “Eu te desafio a me amar” pelos direitos humanos de LGBTs/

Lésbicas integram mostra que combate a discriminação contra LGBTs

Diversidade das relações afetivas, respeito e identidade sexual. Essas são as marcas do projeto “Eu te desafio a me amar” que será inaugurada, nesta quarta-feira (14/5), às 20h, no Museu da República. A iniciativa conjuga mostra de fotografia da artista visual holandesa/uruguaia Diana Blok, que retrata personalidades, famílias e militantes lésbicas, bissexuais, gays e travestis (LGBT) no Brasil desde 2013; e fóruns de debates políticos sobre o tema.

A abertura contará com performances de Rafucko (ativista, humorista e videomaker) e Tatiana Lionço (doutora em Psicologia, ativista feminista e membro fundadora da Cia. Revolucionária Triângulo Rosa) – imagens dos dois estarão presentes na exposição. Vídeos projeções ficarão por conta de Mari Mira.

Além de Rafucko e Tatiana Lionço, imagens de artistas como Ney Matogrosso e Ellen Oleria serão apresentadas. Também foram fotografados militantes e outras personalidades ligadas à questão da luta pelos direitos LGBT, como João Nery, primeiro homem transexual a ser operado no Brasil Marcelo Caetano, primeiro aluno da UnB a ter o direito de usar o nome social; Gustavo Bernardes, coordenador LGBT da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, e Jean Wyllys, jornalista e deputado federal que defende os direitos da população LGBT. As atividades ocorrem no Mês Internacional de Combate à Homofobia.

A exposição é uma realização do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) e conta com o apoio do Reino dos Países Baixos, da ONU Mulheres, da OPAS (Organização Panamericana de Saúde) e da Organização Mundial da Saúde.
Humanização da sociedade – Conforme a curadora Cinara Barbosa, o trabalho de ‘ativismo visual’ traz imagens e depoimentos sobre os desafios de existência na relação com o outro, ao mesmo tempo que sinaliza para processos de identificação no compartilhamento de aspectos da vida comum da qual fazem parte a família, a intimidade da casa, o cotidiano, o trabalho, o cuidado com a beleza e os desejos de pertencimento.

Diana Blok utiliza a fotografia e filme para criar uma consciência sobre a liberdade/respeito das escolhas pessoais em torno de gênero e cor, identidade e credo. No ano passado, ela esteve no Brasil e participou do Cena Contemporânea, em Brasília, com o projeto Adventures in cross-casting (iniciativa concebida em 1997 para o Theater Institute in Amsterdam-TIN), com o registro de 40 atores e atrizes encarnando um personagem do sexo oposto. No projeto “Eu te desafio a me amar”, além de fotografar artistas, militantes e personalidades políticas LGBT, Diana produziu imagens de diferentes cidadãos de cinco comunidades do Rio de Janeiro e de Brasília.
Exposição “Eu te desafio a me amar”
Data: 14 de maio de 2014
Horário: 20h
Local: Museu Nacional da República
Visitação: de 15 a 30/5 aberta ao público, de terça a domingo, das 9h às 18h30