• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Anastasia Divinskaya é a nova representante da ONU Mulheres Brasil



23.12.2019


Divinskaya assumiu o posto diplomático de representante da ONU Mulheres Brasil, na última segunda-feira (16/12), incorporando-se ao escritório em Brasília

 

Anastasia Divinskaya é a nova representante da ONU Mulheres Brasil/planeta 50 50 onu mulheres ods noticias igualdade de genero direitosdasmulheres

Anastasia Divinskaya, representante da ONU Mulheres Brasil, está integrada ao escritório da entidade em Brasília
Foto: ONU Mulheres Ucrânia

 

A ONU Mulheres Brasil conta com nova liderança à frente da organização no país. Anastasia Divinskaya assumiu o posto diplomático de representante da ONU Mulheres Brasil, na última segunda-feira (16/12), incorporando-se ao escritório em Brasília.

“É uma satisfação dar continuidade ao trabalho da ONU Mulheres no Brasil, um país com mulheres tão diversas quanto fortes na busca por seus direitos humanos e justiça social. No país, a ONU Mulheres tem sólidas parcerias governamentais, empresariais e com a sociedade civil, a qual tem atuação importante em apoio a agendas de direitos dos movimentos de mulheres e feministas. Contamos com todas e todos para construir a igualdade de gênero, raça e etnia e impedir que nenhuma mulher ou menina brasileira fique para trás do desenvolvimento”, considera Anastasia Divinskaya, representante da ONU Mulheres Brasil.

Ela destaca o ano de 2020 como um momento de oportunidade para fazer avançar os direitos das mulheres no país. “Em todo o mundo, a ONU Mulheres está promovendo a campanha Geração Igualdade ao revisitar os 25 anos da Declaração e Plataforma de Ação de Pequim, que conta e contou com a intensa participação das diversas mulheres brasileiras. O objetivo é acelerar os esforços de agentes-chave para o empoderamento de mulheres e meninas em todo o mundo. Serão também os 5 anos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, 5 anos da Década Internacional de Afrodescendentes e 20 anos da Resolução 1325 sobre paz e segurança com enfoque nos direitos das mulheres. São oportunidades para avaliar conquistas e retomar os esforços os países para que as mulheres e as meninas estejam na centralidade dos acordos assumidos pelas nações”, completa.

Perfil profissional – Anastasia Divinskaya é natural do Quirguistão. Tem 19 anos de experiência profissional nas Nações Unidas em igualdade de gênero, empoderamento das mulheres e direitos humanos por meio de postos exercidos em âmbito nacional e internacional. Antes de ser designada para a representação da ONU Mulheres Brasil, ela foi representante da ONU Mulheres Ucrânia. Lá, liderou a criação do escritório no país, o qual possui amplo portfólio programático com ações na região da Ásia Central e Europa. Coordenou os trabalhos da equipe-país para fazer avançar a igualdade de gênero e os direitos humanos das mulheres na agenda de recuperação, construção da paz e reforma nacional da Ucrânia.

Entre 2013 e 2015, atuou como vice-representante da ONU Mulheres Timor-Leste nas áreas de programas, operações e coordenação interagencial nas Nações Unidas. De 2010 a 2013, trabalhou na ONU Mulheres Maldova, liderando o programa de governança e descentralização local com perspectiva de gênero com foco em direitos de minorias políticas. Entre 2007 e 2010, Divinskaya foi oficial a cargo do escritório do UNIFEM/ONU Mulheres no Quirguistão, trabalhando nos temas liderança e participação das mulheres, financiamento para igualdade de gênero e empoderamento econômico das mulheres, incluindo o trabalho de coordenação interagencial nas Nações Unidas.

Antes de se somar à equipe da ONU Mulheres, Anastasia Divinskaya trabalhou no UNFPA e no PNUD, ambas organizações no Quirguistão. Divinskaya é mestra em Artes – Literatura e Línguas Germânicas pela Faculdade de Humanidades e pós-graduada em Teoria Econômica pela Kyrgyz Slavic University, no Quirguistão.