• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

APRO e ONU Mulheres juntas na Aliança Sem Estereótipos no Brasil



17.02.2022


Adesão da APRO à Aliança prevê  apoio às ações de conscientização, bem como levantamento de dados e a fomento de melhores práticas que visem promover a equidade de gênero dentro dos sets de filmagem 

 

São Paulo, janeiro de 2022 – A APRO (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais) anuncia a assinatura da carta de adesão  à Aliança Sem Estereótipos no Brasil. A APRO se torna, assim, a mais nova aliada da iniciativa da ONU Mulheres, firmando o  compromisso com ações de conscientização e fomento de melhores práticas para promover a equidade de gênero dentro dos sets de filmagem e, assim, maior diversidade nas produções audiovisuais. 

A parceria com a ONU Mulheres é extremamente importante e fundamental para toda a cadeia produtiva. A Aliança Sem Estereótipos já tem um grande engajamento por parte das empresas anunciantes. Nós já vínhamos trabalhando a pauta de equidade de gênero com o FreeTheWork e conseguimos avançar muito no que tange à representatividade de diretoras de cena. No entanto, quando olhamos para o restante do mercado audiovisual e da publicidade e a representatividade em posições de liderança de equipe, vemos que ainda existe um longo caminho pela frente em diversos setores como fotografia, edição e direção de arte, por exemplo”, afirma Marianna Souza, presidente-executiva da APRO. 

Lançado no festival de Cannes Lions de 2017, a Aliança Sem Estereótipos tem o objetivo de promover a igualdade de gênero na publicidade ao eliminar a reprodução de estereótipos por meio de reflexões e ações conjuntas com os principais agentes do setor publicitário e  vem conquistando avanços com agências e anunciantes, oferecendo dados como a pesquisa Todxs, treinamentos exclusivos, participação em eventos, treinamentos internos e produzindo conhecimento por meio de indicadores-chaves de performance (KPIs). 

Com uma atuação mais direta com esse público desde a sua criação, a Aliança Sem Estereótipos  conquistou grandes avanços na pauta ao criar uma rede de troca de informações e experiências, que contribuíram para a construção de campanhas mais igualitárias e capazes de representar as mulheres em sua pluralidade. 

Agora, em um segundo momento, a Aliança Sem Estereótipos busca expandir o movimento para toda a cadeia produtiva da indústria criativa, inclusive o mercado audiovisual. ” A parceria com a APRO é estratégica para expansão da atuação da Aliança Sem Estereótipos para o audiovisual bem como para alcance de mais organizações na publicidade. Com seu compromisso de apoio às ações de conscientização, bem como levantamento de dados e a fomento de melhores práticas que visem promover a equidade de gênero dentro dos sets de filmagem, poderemos criar condições para maior presença de mulheres diversas nas equipes”, Daniele Godoy, gerente da Aliança Sem Estereótipos no Brasil 

Para dar início à parceria, foram desenvolvidas algumas metas para, juntamente com as empresas anunciantes e agências, gerarem impacto no setor, sendo elas: 

  1. Pelo menos 1 Diretora na fase de concorrência;  
  1. Porcentagem progressiva na participação de mulheres nas equipes técnicas: 20% de mulheres na composição da equipe no 1º ano, 30% no segundo ano e 50% do total no quarto ano;  
  1. Estimular  que as posições de liderança sejam ocupadas por mais mulheres diversas. 

As medidas contribuem para a promover a transformação social, em que as mulheres tenham seus direitos respeitados, erradicando estereótipos prejudiciais, priorizando o seu protagonismo e incluindo abordagem interseccional, além de buscar por equipes mais diversas durante o processo criativo a fim de se alcançar um perfil mais amplo da sociedade brasileira em propagandas e conteúdos. 

Informações para a imprensa: 

Assessoria de Comunicação da ONU Mulheres Brasil
Isabel Clavelin | 61 98175 6315
isabel.clavelin@unwomen.org