• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Brasileira colabora para chamado do Fórum Geracão Igualdade ao empoderamento de mulheres e meninas no esporte



02.07.2021


Fórum Geração Igualdade visa afirmar investimentos, programas e políticas de igualdade de gênero ousados e iniciar uma jornada de ação de cinco anos, com base no Plano de Aceleração Global para a Igualdade de Gênero. Encontro segue até esta sexta-feira (2/7), em Paris 

 

Acesso ao site global e ao site na versão em Português|  Programação (em Espanhol) 

 

Brasileira colabora para chamado do Fórum Geracão Igualdade ao empoderamento de mulheres e meninas no esporte/noticias mulheres no esporte igualdade de genero geracao igualdade direitosdasmulheres

 

A menos de um mês para os Jogos Olímpicos Tóquio 2021, a experiência do Brasil com o empoderamento de meninas pelo esporte será compartilhada novamente no contexto do Fórum Geração Igualdade. A adolescente carioca Camilly Ferreira dos Santos, de 17 anos, contará, nesta quinta-feira (1/7), das 14h às 15h (horário de Brasília; 09:00 – 10:00 – horário de Paris), na Sala Bastilha em evento on-line, a vivência no programa Uma Vitória Leva à Outra, da ONU Mulheres e do Comitê Olímpico Internacional como parte do legado olímpico da Rio 2016. O “Chamado de Paris: o esporte a favor da  igualdade de gênero” terá a participação da diretora executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka; do executivo Marc Pritchard, da Procter and Gamble; e de representantes do Comitê Olímpico Internacional, da Fifa, do governo da Suécia, da Unesco; e da EuroVision Sport.  

Experiência do Brasil – O programa “Uma Vitória Leva à Outra” foi reconhecido como um legado dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e, em sua segunda fase, de 2018 a 2021, treina organizações esportivas a trabalhar com o empoderamento de meninas por meio do esporte e, assim, garantir resultados de longo prazo na quebra do ciclo da violência. Além de praticar esporte, as adolescentes participavam de oficinas temáticas sobre: autoestima e liderança; saúde e direitos sexuais e reprodutivos; empoderamento e eliminação da violência contra as mulheres e meninas; e educação financeira. 

Fórum Geração Igualdade – Em 30 de junho, o Fórum Geração Igualdade Paris lançou o Plano de Aceleração Global para a Igualdade de Gênero, impulsionado por seis Coalizões de Ação, e lançou o Pacto sobre Mulheres, Paz e Segurança e Ação Humanitária,  para acelerar a igualdade de gênero nos próximos cinco anos e enfrentar os riscos crescentes para direitos das mulheres causados pela Covid-19. Estão previstos 40 bilhões de dólares em novos investimentos nas iniciativas, o que representa o maior aporte coletivo de recursos para a igualdade global de gênero.  

O Fórum Geração Igualdade inclui mais de 110 eventos projetados para impulsionar ações sobre igualdade de gênero, incluindo um palco liderado por jovens. Mais de 25 anos após o marco histórico da Declaração e do Plano de Ação de Pequim, nenhum país até hoje pode alegar ter alcançado a igualdade de gênero. 

O Fórum Geração Igualdade representa um momento chave para as defensoras e os defensores da igualdade de gênero de todos os setores da sociedade – governos, sociedade civil, setor privado, empreendedores e empreendedoras, sindicatos, artistas, academia e influenciadoras e influenciadores sociais – para impulsionar ações urgentes e responsabilidade pela igualdade de gênero em todo o mundo.