• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Declaração do Dia Internacional da Mulher, 8 de março de 2023, pela Sra. Sima Bahous, Sub-Secretária Geral da ONU e Diretora Executiva da ONU Mulheres



09.03.2023


Mulheres e meninas têm tanto direito de acessar o mundo digital e prosperar nele quanto homens e meninos. Sua criatividade, conhecimento e perspectivas podem moldar um futuro em que a tecnologia contribua para transformar as normas sociais, amplificando as vozes das mulheres, impulsionando o enfrentamento ao assédio on-line, impedindo a perpetuação de preconceitos algorítmicos e distribuindo os benefícios da digitalização como o grande equalizador para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.  

 Em todo o mundo, os movimentos de mulheres e meninas são desafiadores e firmes diante das normas regressivas de gênero e contra seus direitos. As ativistas estão levantando suas poderosas vozes a favor da inclusão e do fim da violência e da discriminação na educação, no local de trabalho e na legislação. No Dia Internacional da Mulher, nós as honramos e celebramos, acrescentando nosso apoio comprometido à sua energia e impulso.  

 O Objetivo 5, alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas, está no centro da Agenda 2030. É o poderoso multiplicador, o investimento inteligente e o pré-requisito para colocar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como um todo de novo no caminho certo. A tecnologia e a inovação são agentes de mudanças nisso. As vantagens trazidas pela conectividade significativa e acesso igualitário a habilidades e serviços digitais são particularmente importantes para os países de baixa e média renda – onde estará a maior parte do crescimento populacional mundial – e para as mulheres e meninas desses países, principalmente mulheres negras, mais velhas, migrantes, mulheres que vivem em áreas rurais e aquelas com deficiências. Estas são as mesmas mulheres para as quais as lacunas no acesso e analfabetismo em habilidades digitais são as mais agudas. Não devemos deixá-las enfrentar um novo tipo de discriminação e entrar em um novo tipo de pobreza.  

Segundo estimativas atuais, pouco mais da metade (53,6%) da população mundial está on-line, mas a parcela desse acesso e seus benefícios são desiguais. No ano passado, havia 259 milhões mais homens do que mulheres usando a internet – e não era um espaço seguro. Temos que acabar com as lacunas digitais de gênero e desintoxicar o mundo on-line para aquelas e aqueles que entram nele. Com as decisões corretas do governo e da indústria e os esforços de colaboração da sociedade civil, fechar a lacuna digital de gênero pode se tornar a via rápida para o progresso à medida que a tecnologia se acelera.  

 Isto também levará a um forte aumento na responsabilidade pelos resultados da tecnologia e a uma abordagem forte e eficaz da violência on-line, incluindo salvaguardas e estruturas legais expandidas para lidar com comportamentos e padrões não regulamentados nas TICs. E tomará medidas determinadas para fornecer as habilidades e o aprendizado necessários, especialmente nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), que abrirão o caminho para a liderança de mulheres e meninas como criadoras, promotoras e tomadoras de decisão em matéria de tecnologia.   

Nossa visão de igualdade, do que nosso mundo poderia ser, pode e vai incluir aproveitar os frutos da tecnologia e da inovação sem medo da violência ou de abusos de qualquer tipo.  Mulheres e meninas devem ser capazes de se engajar, criar, aprender e trabalhar, com segurança e produtividade, on-line ou off-line, aproveitando ao máximo todas as oportunidades em todas as esferas da vida e em todas as fases da mesma, seja na educação, na economia, na sociedade e na política.   

Desejo a todos vocês um ótimo Dia Internacional da Mulher.