• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Fenatrad lança novo portal a partir de parceria com a ONU Mulheres



20.11.2019


Novo site traz desenho mais leve e vantagens de usabilidade, principalmente para telefones celulares inteligentes

Acesse: fenatrad.org.br

Fenatrad lança novo portal a partir de parceria com a ONU Mulheres/

Trabalhadoras domésticas usam o celular para manter a rede de contatos
Foto: ONU Mulheres/Isabel Clavelin

A Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) está com site novo no ar. A plataforma é resultado de um trabalho em conjunto com a ThoughtWorks, empresa especializada em desenvolver plataformas digitais, Fenatrad e ONU Mulheres. A ONU Mulheres atuou no projeto colaborando para apoio na identificação e diagnóstico de prioridades para o portal.

No novo site, há o histórico de luta e conquistas alcançadas pela categoria no Brasil. A plataforma foi pensada para ser um ambiente digital em que trabalhadoras domésticas tenham acesso a informações sobre notícias gerais que contemplam a categoria, legislação sobre seus direitos e localização de sindicatos e associações parceiras.

Levando em consideração que grande parte das trabalhadoras domésticas acessam a internet via celular, a reformulação do site foi pensada para promover maior usabilidade em telefones inteligentes (smartphones). Além disso, com a reforma, o novo portal conta com desenho mais moderno, leve e intuitivo para uso em aparelhos móveis e por meio de computadores.

“É um site moderno e bem estruturado, que veio se somar como uma ferramenta de trabalho para as nossas lutas. Modernizar este site era uma luta antiga e o mundo globalizado exige que tenhamos uma comunicação mais dinâmica”, relata a presidenta da Fenatrad, Luiza Batista.

Evolução de conteúdo e linguagem digital – A secretária-geral da Fenatrad, Creuza Oliveira, realça a importância das parcerias firmadas pelas instituições: “A ONU Mulheres vem apoiando a formulação da plataforma desde o início, no primeiro site e, agora, no segundo, que na verdade é uma atualização do antigo com melhorias bem legais”.

Para a representante interina da ONU Mulheres Brasil, Ana Carolina Querino, a internet e as novas tecnologias facilitam à o acesso a informações sobre direitos e conexões entre as trabalhadoras domésticas em defesa dos direitos trabalhistas. “Assim elas podem superar obstáculos como dispersão e até isolamento, porque, em geral, cada uma trabalha em uma residência. É um projeto de comunicação delas, colaborando para a organização histórica que as trabalhadoras domésticas brasileiras têm como uma das categorias mais longevas em termos de mobilização sindical”.

“Foi realmente um uma construção conjunta em todos os sentidos”, destaca Joseane Gauterio, analista da ThoughtWorks. Para ela, houve uma proximidade durante o processo que possibilitou o lançamento de um site que faz sentido para as usuárias e se adequa ao contexto da Federação: “Apoiar o projeto Fenatrad ENATRAD está alinhado com o que acreditamos sobre justiça social. Contribuir nesse processo é uma oportunidade de aprendizagem e solidariedade. Trabalhamos sabendo que era para um objetivo que vem trazendo muitas conquistas para a categoria”, considera Gauterio.