• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Fórum Geração Igualdade 2021 recebe inscrições até 19/3 e incentiva participação da sociedade civil



04.03.2021


O Governo do México juntamente com a ONU Mulheres, o Governo da França, em parceria com a sociedade civil e a juventude, anuncia o Fórum Geração Igualdade na Cidade do México, que será lançado em formato virtual de 29 a 31 de março de 2021

Inscrições podem ser feitas em forogeneracionigualdadmx.vfairs.com

 

Cidade do México, 3 de março. – Ontem (3/4), o Governo do México, junto com a ONU Mulheres e o Governo da França, em parceria com a sociedade civil e organizações de jovens, anunciaram o próximo Fórum Geração Igualdade na Cidade do México. Este evento marcante, organizado pelo Governo do México, tem como objetivo catalisar ações urgentes para o alcance da igualdade de gênero e para a promoção dos direitos humanos de mulheres e meninas.

Martha Delgado, subsecretária de Assuntos Multilaterais e Direitos Humanos, Nadine Gasman, presidenta do Instituto Nacional da Mulher (INMUJERES), e Phumzile Mlambo-Ngcuka, subsecretária-Geral das Nações Unidas e diretora executiva da ONU Mulheres, anunciaram os detalhes do evento, que visa dar impulso e visibilidade a lideranças, sociedade civil e movimentos feministas que buscam a igualdade de gênero em todo o mundo. Belen Sanz, Representante da ONU Mulheres no México, Elvira Pablo, representante da Força-Tarefa da Juventude, e Jérôme Audin, ministro Conselheiro na Embaixada da França no México também participaram do anúncio de lançamento.

A urgência do Fórum Geração Igualdade foi intensificada pela pandemia da COVID-19, que exacerbou as desigualdades de gênero existentes, causando o aumento da violência contra mulheres e meninas em todo o mundo, bem como consequências econômicas negativas desproporcionais para elas. Em um momento crítico para a mudança, o Fórum avaliará os impactos urgentes da crise global da COVID-19 sobre os direitos das mulheres e meninas e reforçará a necessidade de colocar a igualdade de gênero no centro dos planos globais de recuperação. O Fórum no México ampliará o poder e a voz das feministas, da juventude e dos movimentos populares neste momento urgente e renovará as ações para a implementação da Declaração e Plataforma de Ação de Pequim.

O Fórum Geração Igualdade da Cidade do México é um encontro de múltiplas partes interessadas centrado na sociedade civil global para impulsionar ações urgentes e responsabilidade sobre a igualdade de gênero. O evento acontecerá virtualmente de 29 a 31 de março de 2021, marcando o “início” da jornada do Fórum. Um segundo evento, o Fórum Geração Igualdade em Paris, França, acontecerá em junho de 2021.

O Fórum do México vai inspirar e incubar o impulso para uma ação urgente que culminará com o anúncio de compromissos e investimentos pioneiros em igualdade de gênero no evento em Paris. As inscrições para o Fórum Geração Igualdade no México estão abertas até 19 de março por meio da plataforma do Fórum em https://forogeneracionigualdadmx.vfairs.com/. O evento acontecerá virtualmente devido à atual pandemia e oferecerá sessões em horários ajustados para promover uma participação mais ampla de pessoas em diversos fusos horários de todas as regiões do mundo.

O evento do México busca homenagear o legado de base da Plataforma de Ação de Pequim, destacando o poder do ativismo baseado em gênero e utilizar seu ímpeto para posicionar ativistas, organizadoras e organizadores e jovens como pessoas chave no desenvolvimento da agenda de igualdade de gênero. Portanto, proporcionará o espaço para desenvolver uma agenda feminista multilateral e incluirá um evento paralelo do Governo do México para criar uma aliança multilateral de países para promover a igualdade de gênero. O evento também apresentará o trabalho das Coalizões de Ação Geração Iguadade, um conjunto de parcerias globais, inovadoras e com múltiplas partes interessadas que mobilizará governos, sociedade civil, organizações internacionais, filantrópicas e o setor privado. As lideranças dessas coalizões irão revelar seus projetos para as ações mais catalíticas para acelerar os direitos das mulheres – nos campos da justiça econômica, violência contra as mulheres, ações por justiça climática, autonomia corporal e saúde e direitos sexuais e reprodutivos, tecnologia e inovação e movimentos feministas e lideranças. Um Pacto adicional sobre Mulheres, Paz e Segurança e Ação Humanitária trabalhará para impulsionar a ação e a responsabilidade por esta agenda.

Anunciando a contagem regressiva para o Fórum do México, Nadine Gasman, presidenta do Instituto Nacional da Mulher do México, disse: “O Fórum no México colocará a agenda dos direitos das mulheres e meninas em seu cerne, centralizando as vozes das organizações de base como aceleradoras da mudança social. O Fórum oferece uma nova maneira de unir nossas vozes, um espaço horizontal onde diversos movimentos feministas de todas as gerações se reúnem com governos, organizações internacionais e com o setor privado para alcançar a igualdade que mulheres e meninas merecem.”

“O Fórum Geração Igualdade estabelecerá linhas de trabalho claras e fará um forte apelo à ação para encorajar as diferentes partes que participaram deste processo, a se comprometerem ao mais alto nível para alcançar os objetivos do Fórum. Convido você a se juntar a nós neste esforço e a transformar nossa realidade para o benefício de todas e todos”, disse Martha Delgado Subsecretária de Assuntos Multilaterais e Direitos Humanos.

“Os efeitos desproporcionais da COVID-19 nas vidas de mulheres e meninas tornam a necessidade do Fórum Geração Igualdade mais aguda do que nunca”, acrescentou Phumzile Mlambo-Ngcuka, diretora executiva da ONU Mulheres. “Esta é uma oportunidade única para as partes interessadas em todos os setores estabelecerem compromissos que garantam uma recuperação pós-pandemia com igualdade de gênero, centrando os direitos das mulheres e meninas em todo o mundo”.

Notas aos editores e às editoras

1. Para mais informações sobre o Fórum Geração Igualdade na Cidade do México, favor contatar Isabel González Flores, Secretariado Fórum Geração Igualdade Isabel.g.flores@gmail.com, + 525565252263. Miguel Trancozo Treviño, especialista em Comunicação, Fórum Geração Igualdade – México, m.trancozotrevino@unwomen.org, +525538366192.

2- Você pode se inscrever no Fórum Geração Igualdade neste link.

3- O Fórum Geração Igualdade da Cidade do México é um encontro de múltiplas partes interessadas centrada na sociedade civil global para impulsionar ações urgentes e responsabilidade sobre a igualdade de gênero. Por meio de criação e consulta diversificada e inclusiva, o Fórum reunirá defensoras feministas de todo o mundo. Assumindo uma perspectiva interseccional, abrirá espaços para o diálogo intergeracional para promover uma forte ação. Como um movimento global por ação urgente de responsabilidade pela igualdade de gênero, o Fórum promoverá uma mudança sistêmica e transformadora que acelera a implementação da histórica Declaração e Plataforma de Ação de Pequim e leva à igualdade de gênero, à resiliência e à sustentabilidade em um mundo afetado pela COVID -19. Reafirmando o valor do multilateralismo, o Fórum incluirá a liderança e o compromisso da sociedade civil, governos, academia, organizações internacionais, coletivos, grupos comunitários, empresas, cidades, parlamentares, sindicatos e mídia, entre outras partes interessadas, com ênfase em parcerias intergeracionais e com várias partes interessadas.

O Fórum no México pretende celebrar e reconhecer a plena diversidade de mulheres e meninas, colocando um foco especial em envolver e ampliar as vozes de meninas, adolescentes, jovens e mulheres rurais, afrodescendentes, mulheres indígenas, defensoras da terra, mulheres com deficiências, mulheres com orientações e identidades sexuais diversas.