• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Gisele Bündchen destaca Pequim +20 em mensagem sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente



05.06.2014


Mulheres vencendo barreiras para conquistar energia limpa

Ícone da moda Gisele Bündchen é embaixadora da boa vontade do Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas. Ela foi apelidada de celebridade mais ‘verde ‘ do mundo

 

Gisele Bündchen destaca Pequim +20 em mensagem sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente/

Gisele Bündchen entre as quenianas de Kisumu
Foto: Practical Action

Eu acredito que se você quiser ajudar o mundo a ser um lugar melhor, você tem que aprender sobre o que está acontecendo em diferentes países. Quando saímos de nossas bolhas, podemos ver o que podemos fazer para promover a mudança.

Eu fui para o Quênia , por exemplo. Aprendi muito sobre os problemas do meio ambiente e energia e também como as mulheres são surpreendentes quando trabalham juntas.

Eu pude ver por mim mesma o que a Plataforma de Ação de Pequim significa. Esta agenda visionária para o empoderamento das mulheres foi adotada há quase 20 anos, ela já falava sobre as desigualdades de gênero na gestão de recursos naturais e a proteção do ambiente e como nós precisamos quebrar essas barreiras.

Muitas vezes, as mulheres sofrem a ação dos danos ambientais e têm pouco espaço para dizer como fazer as coisas de forma diferente. Ao mesmo tempo, as mulheres estão na linha de frente na proteção do nosso meio ambiente. Entendemos que o nosso futuro depende disso.

Você sabia o grande impacto que um simples fogão a lenha pode ter na vida de uma mulher? As pessoas ainda o usam porque eles não têm energia moderna como a eletricidade. Os fogões produzem uma grande quantidade de fumaça tóxica. Isso prejudica o meio ambiente e a saúde humana. Mais pessoas morrem por essa fumaça do que de malária – no mundo, são cerca de 4,3 milhões por ano. Isso é horrível. Na zona rural do Quênia , no entanto, as pessoas não têm outras opções – somente 4% têm acesso à eletricidade.

Obter madeira suficiente para os fogões também é um enorme fardo para as mulheres, que passam muitas horas coletando e transportando. Eu queria ver isso por mim mesma, então eu fui com as mulheres em uma vila fora da cidade queniana de Kisumu. Pelo menos duas vezes por semana elas reúnem madeira, deixando suas casas de madrugada e voltando ao anoitecer. Como tantas árvores próximas já foram cortadas, elas têm que andar por muitas horas.

O dia em que fui viajamos mais de cinco milhas e dizem que foi uma viagem curta. O calor era intenso, e nós tivemos que carregar ferramentas pesadas. As mulheres me disseram que estavam preocupadas com a forma com que a floresta tinha sido cortada. Elas se perguntaram onde elas iriam conseguir madeira no futuro.

Quando chegamos em um lugar para cortar madeira, descobrimos que é cheio de espinhos, que cortavam nossos dedos. Cada mulher corta cerca de 40 kg – o suficiente para encher duas grandes malas. Elas carregaram a madeira em suas cabeças. Eu só consegui levar cerca de um quinto do que elas normalmente fazem.
Isso me fez ver como a energia moderna é vital para a vida das pessoas. Essas mulheres são fortes e trabalham duro para cuidar e alimentar as suas famílias, mas elas precisam de novos tipos de combustível.

Felizmente, mais e mais mulheres no Quênia e em outros países estão envolvidas em soluções para esse problema, como fogões de cozimento lento – produção local, feitos de barro e que reduzam a poluição nas casas em até 70%. Os fogões usam 50% menos madeira, ou seja, pessoas e meio ambiente só têm a ganhar.

Uma das minhas pessoas favoritas na minha viagem ao Quênia era Naomi, uma líder comunitária. Ela desenvolveu um fogão que dispensa fogo, que conserva madeira e reduz a fumaça. Ele mantém comida aquecida por oito horas após o cozimento, por isso, o fogo pode ser apagado para conservar a madeira.

Mesmo que ela se depare com muitos desafios, Naomi mantém uma visão agradável e positiva da vida. Ela compartilhou comigo a grande alegria que ela recebe de fazer os outros rir! Eu vi que ela era muito querida e respeitada por outras mulheres na sua aldeia.

Há muitas mulheres como ela em todo o mundo: inteligentes, fortes e positivas. Nós todos nos beneficiamos quando elas compartilham a sua energia e as suas ideias, sem restrições de desigualdade de gênero. Nosso ambiente é muito grande, assim como as preocupações, para deixar alguém de fora, e as mulheres são essências para encontrar soluções.

Eu acredito que todos nós devemos ter um sonho, não importa quais as nossas circunstâncias. As mulheres que conheci no Quênia me fizeram lembrar como é importante nunca desistir. Elas me mostraram que o empoderamento das mulheres significa empoderar a humanidade. Devemos sempre acreditar em nós e em nosso poder para fazer a diferença.