• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

MDS apresenta para ONU Mulheres dados sobre acesso das brasileiras às políticas sociais do governo federal



02.07.2015


Em audiência com a diretora regional da ONU Mulheres para Américas e Caribe, Luiza Carvalho, ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, expõe dados dos programas Bolsa Família, Brasil sem Miséria e Pronatec. Em destaque: a inclusão social de milhões de brasileiras

 

MDS apresenta para ONU Mulheres dados sobre acesso das brasileiras às políticas sociais do governo federal/

Diretora regional da ONU Mulheres para Américas e Caribe, Luiza Carvalho, em audiência com a ministra Tereza Campello
Foto: Bruno Spada/ONU Mulheres

 

Das 22 milhões de pessoas que superaram a pobreza, 54% são mulheres. Do conjunto de beneficiados, 93% das famílias têm mulheres como responsáveis; 73% são famílias negras e 68% destas têm mulheres negras como chefes. Estes e outros dados sobre as políticas sociais do governo brasileiro e a questão de gênero foram apresentados pela ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello, para a diretora regional da ONU Mulheres para Américas e Caribe, Luiza Carvalho, durante sua missão oficial ao país. O encontro aconteceu na semana passada, 23 de junho, em Brasília.

A diretora saudou os resultados da política social do governo brasileiro, os quais estão registrados no relatório global da ONU Mulheres O Progresso das Mulheres no Mundo 2015-2016: Transformar as economias, realizar direitos, divulgado em abril deste ano. “O Brasil eliminou 10% da diferença salarial entre mulheres e homens. Isso não existe em nenhum lugar do mundo”, em referência aos dados entre 1995 e 2007.

“Doze anos depois, nossa avaliação é de impacto positivo para as mulheres”, disse a ministra Campello à diretora regional da ONU Mulheres em alusão ao período de criação e de consolidação do programa Bolsa Família, cujos cartões têm como titulares 13 milhões de mulheres. Em sua exposição, a ministra Tereza enfatizou que as políticas sociais têm como diferencial o alcance às populações excluídas e a redução das desigualdades.

“O Brasil sem Miséria vem contribuindo para uma política social que se diferencia. Para chegar à pobreza, chegamos às mulheres, negros e crianças”, explicou. Na apresentação para a diretora regional, Campello expôs outras iniciativas do MDS, a exemplo de políticas e programas sociais na área de agricultura familiar e para capacitação tecnológica e profissional. Conforme Campello, o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico) tem as mulheres como 63% dos beneficiários, sendo 53% negras dentre as matriculadas e a maioria, jovem – 45% entre 18 a 29 anos.

No encontro, Campello mostrou para Carvalho a produção do Orgânico Feminino do Café Família da Terra, produzido por mulheres da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região (Coopfam), de Minas Gerais.

Missão oficial – Em sua primeira missão oficial ao Brasil, a diretora da ONU Mulheres para Américas e Caribe, Luiza Carvalho, teve agenda de compromissos em Brasília, São Paulo, Foz do Iguaçu e Rio de Janeiro, de 22 a 26 de junho. Investida no cargo desde setembro de 2014, Luiza Carvalho tem dedicado parte da agenda em missões na América Latina e Caribe para estreitar laços diplomáticos e ampliar a interlocução com autoridades, empresas e sociedade civil em favor do mandato da ONU Mulheres: a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.