• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Milhares marcham pelas ruas de Nova York pedindo igualdade de gênero



09.03.2015


Na caminhada do Dia Internacional da Mulher, secretário-geral Ban Ki-moon defende que desigualdade deve acabar até 2030; homens, mulheres e crianças de vários países participam pedindo fim da discriminação, da violência e acesso universal à educação

 

Milhares marcham pelas ruas de Nova York pedindo igualdade de gênero/

Milhares seguiram até a Times Square

Da Rádio ONU em Nova Iorque

“Queremos igualdade de gênero e queremos agora!” – assim, a diretora-executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka, e uma multidão deram início a uma marcha para celebrar o Dia Internacional da Mulher. Milhares enfrentaram o frio de 5° C e caminharam, na tarde deste domingo, pelas ruas da região central de Nova York, cidade “pioneira” na luta pelos direitos das mulheres, como lembrou a primeira-dama Chirlane McCray.

A primeira-dama de Nova York lembrou a marcha ocorrida em 1908, quando 15 mil mulheres caminharam pedindo melhores salários e direito de voto. E 107 anos depois, a ilha de Manhattan voltou a receber mulheres, homens e até crianças de várias partes do mundo, que têm um pedido único: a igualdade de gênero.

Milhares marcham pelas ruas de Nova York pedindo igualdade de gênero/

Mulheres fazem manifestação pela igualdade de direitos na Times Square

Brasil e Portugal – “Eu estou extremamente entusiasmada por participar e por trazer a minha voz contra todas as violações que ainda se fazem infelizmente no mundo inteiro contra os direitos humanos das mulheres, raparigas, meninas.”

“Eu acho que é importante também os homens participarem porque não há para mim diferença nenhuma de gêneros para além das especifidades fisiológicas. Somos seres humanos e devemos ter igualdade em todos os direitos cívicos.”

“A gente trouxe as crianças para a primeira marcha deles. Foi uma oportunidade da gente comentar com eles que nem em todos os países as meninas têm o direito de estudar, ou as meninas têm as mesmas oportunidades que os meninos.”

2030 – Já o secretário-geral da ONU fez um pronunciamento e pediu que a igualdade de gênero esteja no topo da agenda internacional. Ban Ki-moon falou que progressos importantes foram feitos desde a adoção, há 20 anos, da Declaração de Pequim, um documento modelo sobre o empoderamento das mulheres.

 

Milhares marcham pelas ruas de Nova York pedindo igualdade de gênero/

Diretora executiva da ONU Mulheres e Secretário-Geral da ONU na Marcha pela Igualdade de Gênero, em Nova Iorque

Mas na avaliação de Ban Ki-moon, os progressos estão lentos e desiguais e defendeu que a igualdade de gênero seja alcançada até 2030. A marcha do Dia Internacional da Mulher, promovida pelas Nações Unidas e pela prefeitura de Nova York, contou também com a participação do ator britânico Paul Bettany.

Paul declarou que estava marchando pela filha e por seus dois filhos, que segundo o ator, merecem viver num mundo livre da desigualdade de gênero. A caminhada marcou também o início de mais uma sessão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher, que reunirá representantes políticos e civis na sede da ONU a partir desta segunda-feira.