• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

Nações Unidas visibilizam liderança das mulheres em campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres



25.11.2020


Em 2020, a campanha UNA-SE pelo Fim da Violência contra as Mulheres tem como foco a pandemia Covid-19 e o aumento alarmante da pandemia de violência contra as mulheres já existente. Mobilização visa mais envolvimento social e parcerias para fazer avançar as políticas de prevenção e abordagem da violência contra as mulheres no Brasil

 

Nações Unidas visibilizam liderança das mulheres em campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres/violencia contra as mulheres oportunidade de trabalho onu mulheres noticias 16 dias de ativismo

 

A Organização das Nações Unidas no Brasil visa dar visibilidade às mulheres e meninas que enfrentaram a violência antes e durante a pandemia. Assim, lança a campanha nacional “Onde Você Está que Não me Vê?”, com o conceito Somos Nossa Existência. A campanha será implementada nos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, entre 20 de novembro a 10 de dezembro.

Ao longo deste período, a ONU Brasil destacará o processo de invisibilização e violência que as mulheres e meninas têm enfrentado antes e durante a pandemia da Covid 19. A campanha é inspirada pela canção “O que se Cala”, composição de Douglas Germano, interpretação de Elza Soares.

Mulheres das cinco regiões do Brasil e diferentes causas sociais compõem a narrativa da campanha, que traz o foco para a diversidade das mulheres, seu lugar de fala, território, assim como a prevenção e eliminação de diferentes formas de violências, especialmente agravadas pela pandemia da Covid-19. São visibilizadas lideranças femininas de mobilizações sociais, mulheres ativistas, defensoras de direitos, que estão na linha de frente dos movimentos, nos sindicatos, nas organizações populares, nos espaços políticos, na academia, nos campos, nas florestas e nas águas. Mulheres que agem pelo direito de todas, que educam, cuidam e questionam: Onde Você Está Que Não Me Vê?

Neste ano de 2020 muitos alertas observaram que, por trás da emergência sanitária trazida pela Covid-19, estava se agravando uma antiga e silenciosa pandemia, a violência contra as mulheres e as meninas. Foi neste contexto que o Secretário-Geral da ONU, António Guterres lançou a Estratégia de Engajamento Político sobre Violência Baseada em Gênero e COVID. Nela, Guterres convoca todas as instituições públicas e privadas, organizações da sociedade civil, movimento de mulheres, academia, mídia, pessoas comuns, para pensar e agir estrategicamente pelo fim das violências contra as mulheres e meninas.

A abordagem tática do documento vê como principais agentes as pessoas com poder de decisão, o público e a sociedade civil organizada, e as instituições capazes de produzir dados e evidências para compreender profundamente o fenômeno. A visão estratégica, por sua vez, busca convocar estes agentes para realizar quatro grandes objetivos: financiar – prevenir – responder – coletar dados. Financiar as políticas públicas e a sociedade civil especializada; prevenir a violência através de transformações nas normas sociais; oferecer respostas concretas para os casos de violência, seja através de serviços, acolhimento e normas; e coletar e analisar dados de forma sistemática.

Desta forma, os 16 dias de ativismo, que começam em 20 de novembro e vão até 10 de dezembro, serão o início de um processo mais longo, que se estenderá por todo 2021, para avançar nesta estratégia de engajamento social e de parcerias para fazer avançar as políticas de prevenção e de enfrentamento à violência contra as mulheres.

A mobilização internacional foi reestruturada de forma a se alinhar e servir como ferramenta para concretizar a visão e implementar as linhas de ação compartilhadas com líderes globais por meio da Estratégia de Engajamento Político sobre Violência Baseada em Gênero e COVID.

Junte-se à ONU! Compartilhe suas fotos, mensagens e vídeos mostrando como você está participando da campanha nas plataformas digitais, redes sociais e internet usando #16dias #OndeVocêEstáQueNãoMeVê? #SomosNossaExistência #UNASE #PinteOMundoDeLaranja. Além disto, marque as seguintes contas nas mídias sociais: @ONUMulheresBR @SayNO_UNiTE @UNWomen.

Para facilitar a participação ativa na campanha, ONU Mulheres disponibilizará o material para produção e difusão da campanha. Para acessá-lo, os contatos devem ser feitos pelo e-mail onumulheres@unwomen.org

Informações para a Imprensa:
Assessoria de Comunicação da ONU Mulheres Brasil

Isabel Clavelin – isabel.clavelin@unwomen.org
(61) 98175 6315

Marcela Ribeiro – marcela.ribeiro@unwomen.org
(61) 98162 0788