• Português

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Brasil

ONU Mulheres Brasil abre inscrições para novo Grupo Assessor da Sociedade Civil



17.04.2025


A ONU Mulheres Brasil anunciou a abertura de candidaturas para o novo Grupo Assessor da Sociedade Civil (GASC) para o período de julho de 2025 a julho de 2027. O objetivo é selecionar 15 integrantes de organizações e redes feministas e de mulheres, assim como de outras organizações e redes de base da sociedade civil, comprometidas/os com os valores das Nações Unidas, e que sejam especialistas em áreas temáticas e transversais prioritárias da ONU Mulheres Brasil. As inscrições estão abertas até 19 de maio de 2025.

O resultado da seleção será anunciado em junho de 2025 e os integrantes servirão de forma voluntária por dois anos.

As pessoas candidatas devem preencher o formulário online disponível no site da ONU Mulheres Brasil, incluindo o link para o currículo. A seleção será conduzida por um comitê composto por membros da ONU Mulheres e da sociedade civil. Haverá uma sessão de informações virtual no dia 7 de maio para esclarecer dúvidas sobre o processo de candidatura.

Download: Termo de Referência – Convocatória de Candidaturas para o Grupo Assessor da Sociedade Civil (GASC-Brasil)

Formulário de Candidatura para o Grupo Assessor da Sociedade Civil

Inscrições: Sessão de Informações – Convocatória para o Grupo Assessor da Sociedade Civil (GASC – Brasil)

Sobre o GASC

O GASC é uma instância de consulta estruturada entre a sociedade civil e a ONU Mulheres, promovendo o diálogo sobre questões-chave relacionadas ao mandato da organização. Desde 2013, o Brasil implementa esses grupos, com o último mandato encerrado em 2022. A nova convocatória visa fortalecer a parceria entre a ONU Mulheres e organizações feministas para promover a igualdade de gênero e os direitos das mulheres.

O GASC terá a missão de fornecer informações sobre a situação sociopolítica e econômica, assessorar o desenvolvimento de programas da ONU Mulheres e promover parcerias estratégicas. A composição do grupo buscará garantir a representação da diversidade das mulheres no Brasil, incluindo aspectos interseccionais de regionalidade, orientação sexual, identidade de gênero, raça e etnia, geração, status de refugiada/o e/ou de migração ou apatridia, e pessoa com deficiência.